Pensar Piauí

Aliança para inovação agropecuária

Aliança para inovação agropecuária

A Embrapa Meio-Norte, em Teresina, no Piauí, promoveu quinta-feira, 05, reunião para formação da Aliança para Inovação Agropecuária no Meio-Norte. Participaram do evento representantes de instituições de ensino, pesquisa, extensão rural, organizações de trabalhadores e de produtores rurais dos estados do Piauí e Maranhão. O evento teve como objetivo identificar os desafios prioritários e alternativas para sua resolução a partir da constituição de uma aliança interinstitucional.
A Aliança para Inovação Agropecuária no Brasil é uma demanda elaborada pela Embrapa a partir de solicitação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Ela surge como proposta para o estabelecimento de um novo Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária e prevê um novo formato de plataforma de pesquisa, onde as estratégias e estruturas sejam compartilhadas, a governança mais ágil e focada no mercado de inovações e no desenvolvimento da agropecuária, abrindo a possibilidade para novas fontes de financiamento.
Essa aliança compreende a estruturação de uma plataforma que permita a articulação, alinhamento e sinergia entre os atores envolvidos no processo de pesquisa e inovação para a agricultura brasileira. De acordo com o reitor da Universidade Estadual do Piauí, Nouga Cardoso, é importante reunir as instituições para esse compartilhamento de ideias objetivando o desenvolvimento agropecuário da região meio-norte. "Isso certamente potencializará as ações das instituições e os frutos da união desses esforços virão brevemente e será benéfico para a população", afirma.
O chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, Luiz Fernando Leite, destaca a importância da reunião para a formação da Aliança para Inovação. "As instituições demonstraram muita confiança na Aliança e se comprometeram fortemente em construir uma agenda compartilhada para inovação tecnológica no setor agropecuário do meio-norte brasileiro", ressalta.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS