Pensar Piauí

Aliado de Bolsonaro, Caiado se derrete por Lula e diz que ele sabe fazer política

Elogiou a iniciativa do presidente Lula de valorizar a relação com governadores

Foto: ReproduçãoRonaldo Caiado
Ronaldo Caiado

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), um dos principais aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante seu mandato, fez um elogio à postura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sobre valorizar a relação com gestores, mesmo que eles sejam de oposição.

“Em menos de 30 dias, Lula marca uma reunião com todos os 27 governadores, dizendo que a postura vai ser de abertura, que nenhuma decisão será tomada sem a participação dos governadores, que faz questão de estar presente nos estados até se convidando para ir nos palácios. É uma iniciativa digna de aplauso”, disse ele.

Caiado diz que, assim, Lula mostra que sabe fazer política, demonstrando que entende que a campanha acabou, deixando o palanque no ano passado e governando em parceria com os estados.

Durante a gestão de Jair Bolsonaro, o governador foi um dos que se manteve ao lado dele em momentos que grande parte dos chefes de Executivo estaduais se colocavam como opositores. Durante a pandemia da Covid-19, eles chegaram a romper, mas se reconciliaram depois.

Enquanto isso, Renato Casagrande (PSB), governador do Espírito Santo, também teceu elogios à reunião que aconteceu no Palácio do Planalto: “Marca a retomada do debate dos temas federativos”.

Lula ficou até às 14h ouvindo as demandas dos governadores e os convidou para um almoço no Itamaraty. O petista ouviu de maneira geral uma preocupação com a perda de receitas e aumento das despesas por iniciativa do Congresso Nacional.

No encontro, o presidente colocou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, à disposição para coordenar um grupo para discutir as perdas com o ICMS e afirmou que considera possível “acertar” isso com os governadores que reclamam da queda de arrecadação após a entrada em vigor da lei que limitou a alíquota desse tributo sobre combustíveis.

Com informações do DCM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS