Política

Alexandre de Moraes e Willian Bonner: veja o anúncio da cassação de Deltan Dallagnol

O ex-procurador foi cassado ontem pelo TSE


Foto: Montagem pensarpiauiBonner, Deltan, Moraes
Bonner, Deltan, Moraes

Ontem, o TSE, por unanimidade, cassou a validade do registro de candidatura do deputado federal e ex-procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol (Podemos). Os ministros da Corte consideraram que Dallagnol pediu exoneração do cargo de procurador do Ministério Público para escapar de julgamento no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que poderia impedi-lo de concorrer às eleições de 2022. Assim, os ministros consideraram que o ex-procurador da Lava Jato frustrou a aplicação da lei.

Com a decisão, o TSE derrubou o entendimento do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) que tinha negado, em outubro de 2022, a impugnação do registro, logo após Dallagnol se eleger deputado federal, com 344,9 mil votos.

Agora, o TSE comunica ao TRE/PR a decisão para fim de imediata execução. Dallagnol ainda pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF). Porém, ele já perde o cargo, e os votos recebidos vão para o segundo mais votado do partido de Dallagnol, o Podemos. Os votos precisam ser redistribuídos, pois pela decisão do TSE, o ex-procurador não poderia nem sequer ter concorrido às eleições.

Veja o momento em que Deltan Dallagnol tem o mandato cassado e o resultado é comunicado pelo ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE:

Deltan Dallagnol foi figurinha carimbada no Jornal Nacional na época áurea da operação Lavo Jato. Naquele tempo, ele era presença garantida numa noite e na outra também. Deltan voltou hoje ao principal telejornal da Globo. Willian Bonner teve que noticiar a cassação do ex-procurador.


E com tom de ironia, o deputado federal do PT/MG, Rogério Correia, se referiu ao fato com a sambista Beth Carvalho e um de seus inúmeros sucessos que num dos trechos diz: "chegou a hora, vais me pagar..."

Deixe sua opinião: