VÍDEO: Açude de Gargalheiras, de 'Bacurau', inicia sangria depois de 13 anos
A situação gerou muita comemoração pela importância que o açude tem para a região.

Desde maio de 2011, o açude de Gargalheiras, em Acari, no Rio Grande do Norte, não sangrava. Mas isso mudou no fim desta quarta-feira (03), quando o transbordo da água começou. A situação gerou muita comemoração pela importância que o açude tem para a região. Houve fogos, orações e mais.
Um açude é uma estrutura feita de forma artificial para acumular águas pluviais, gerando uma espécie de bacia. Elas podem ser feitas de terra, alvenaria ou concreto. A parede do Gargalheiras tem mais de 20 metros, o que gera uma efeito de "véu de noiva", como chamam os sertanejos da região, quando há queda da água.
Esse açude ficou famoso por conta de uma cena do filme "Bacurau", de 2019. O local serviu de cenário para uma das cenas enquanto estava totalmente seco. O diretor Kleber Mendonça Filho falou sobre o assunto nas redes sociais:
Gargalheiras, sertão do Seridó RN, onde filmamos BACURAU, esconderijo de Lunga. Em 2018 e Hoje.
— Kleber Mendonça Filho (@kmendoncafilho) April 2, 2024
Deve sangrar hoje pela primeira vez em 11 anos. Chega dá uma tontura ver as duas fotos. pic.twitter.com/hDnzZh8otL
Sangra o Gargalheiras e transborda de alegria o coração do Seridó! 😍
— Fátima Bezerra (@fatimabezerra) April 4, 2024
Depois de 13 anos, a alegria da abundância da água volta ao Gargalheiras. Coisa linda de se ver! Água é o tesouro do povo do sertão. Que grande alegria!
🎥: Billy Brayan pic.twitter.com/urPhEivqYm
Nada mais bonito do que um açude sangrando. Esse acontecimebto sempre foi motivo de festa no Sertão. E um açudão desses, meu Deus, é o pipoco do bacurau! https://t.co/NAOIPsGuJt
— xico sá (@xicosa) April 4, 2024
Com informações da CBN
Deixe sua opinião: