Pensar Piauí

Ação Social Arquidiocesana promove solenidade de apresentação dos resultados do Projeto Trabalho Acessível

A iniciativa tem o objetivo de impulsionar a inserção de pessoas com deficiência (PCD) no mercado de trabalho

Foto: Reprodução/ASAApresentação dos resultados do Projeto Trabalho Acessível
Apresentação dos resultados do Projeto Trabalho Acessível

A Ação Social Arquidiocesana (ASA) realiza na sexta-feira (22), no Auditório Paulo VI, a solenidade de apresentação dos resultados do Projeto Trabalho Acessível. A iniciativa foi desenvolvida no âmbito do Serviço “Levanta-te, Vem para o Meio”, buscando impulsionar a inserção de pessoas com deficiência (PCD) no mercado de trabalho. A ação, fortalece a atuação da ASA na garantia dos direitos daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Na solenidade, a ASA irá apresentar todo o processo envolvido na aplicação do projeto, além de abrir espaço para o diálogo com representantes do Ministério Público do Trabalho e de outras entidades, debatendo sobre o atual cenário da inserção de PCD’s nas vagas de emprego em Teresina. Na ocasião haverão também apresentações artísticas e a exibição de um documentário, destacando a atuação do projeto Trabalho Acessível.

O Projeto Trabalho Acessível surgiu com a necessidade de realizar a busca ativa das pessoas com deficiência aptas ao mercado de trabalho. Anteriormente, as empresas alegavam que não existia mão-de-obra qualificada para a inclusão destas pessoas em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho em Teresina, e por isso não conseguiam cumprir a lei de cotas. A partir disso, o Ministério Público do Trabalho, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), propôs ao Serviço “Levanta-te, Vem para o Meio” a execução do projeto.

Foto: Reprodução/ASAA ação, fortalece a atuação da ASA na garantia dos direitos daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
A ação, fortalece a atuação da ASA na garantia dos direitos daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com Rafaela Menezes, coordenadora de mobilização do projeto, a iniciativa conseguiu um banco de talentos com 459 cadastros. “Foram realizadas articulações com redes públicas e privadas que possuíam uma base de dados, em que os agentes mobilizadores conseguiam encontrar pessoas com deficiência em residências e instituições, podendo assim consolidar o nosso banco de talentos”, explicou.

Como consequência disso foi possível realizar uma busca ativa de empresas parceiras, mostrando a funcionalidade do Serviço, por meio da realização de palestras, e assim abrindo mais oportunidades de trabalho. “Conseguimos provar que existem sim pessoas com deficiência aptas ao mercado de trabalho, ao mesmo tempo que oportunizamos mais vagas para estas pessoas em situação de vulnerabilidade dentro da sociedade”, destacou a coordenadora de mobilização Rafaela Menezes. 

A parceria resultou em grandes impactos na vida dos usuários do Serviço. Ao longo da execução do projeto cerca de 220 Pessoas com Deficiência foram inseridas no mercado de trabalho graças a iniciativa. O Projeto oferece várias oportunidades ao usuários, através de cursos profissionalizantes, para que eles consigam fortalecer cada vez mais suas aptidões para o trabalho. 

Mario Marques, deficiente físico e participante do projeto, destaca que o Serviço tem grande significado em sua vida. “Foi através dele que eu consegui voltar ao mercado de trabalho, que é tão competitivo. As pessoas envolvidas no projeto são maravilhosas, nos orientam e nos recebem muito bem, nos dando oportunidades de voltar a ter uma vida, conseguindo realizar meus projetos, sonhos e dando assistência para a minha família”, pontuou.

A solenidade de apresentação dos resultados do projeto irá reunir representantes do Ministério Público e das empresas parceiras, além dos protagonistas da iniciativa; pessoas com deficiência inseridas no mercado de trabalho na capital e em cidades vizinhas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS