Pensar Piauí

A reinvenção dos sindicatos, por Luis Nassif

Chegou a hora dos sindicatos, especialmente do setor de serviços, descobrir as possibilidades da tecnologia

Foto: DivulgaçãoSindicatos
Sindicatos

Por Luis Nassif, jornalista no GGN 

Em Poços de Caldas um grupo de rapazes desenvolveu um aplicativo similar ao Uber. Vendeu para um grupo de motoristas. Eles pagam uma mensalidade fixa e ficam com toda a tarifa das corridas. O aplicativo matou o Uber por lá.

Em Araraquara ocorreu projeto semelhante.

Em São Paulo, o MST (Movimento dos Sem Terra) se vale de aplicativos para a venda de produtos naturais.

A revolução tecnológica tem dois momentos. O primeiro foi das empresas. Aquelas que dominaram na frente a tecnologia se transformaram em empresas bilionárias. É o caso dos aplicativos de automóveis e de entregas.

Agora chegou a hora dos sindicatos, especialmente do setor de serviços, descobrir as possibilidades da tecnologia.

É o caso da Conatec (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Edifícios e Condomínios). Trata-se de um setor que está sendo esmagado pela terceirização e pela automatização. Hoje em dia há edifícios em que trabalhadores foram substituídos por porteiros eletrônicos. Por outro lado, as terceirizadoras oferecem serviços até de diaristas, que se abrigam em outros sindicatos.

O que é a administração de um condomínio? É um sistema de registro das compras e despesas de pessoas. E por que as pessoas procuram empresas para conseguir diaristas? Porque as empresas têm diaristas selecionadas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS