Pensar Piauí

A centelha do estímulo ao empreendedorismo

Visando estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Brasil, o programa está colocado.

Foto: ASCOM/FAPEPIPrograma Centelha foi lançado no Palácio de Karnak
Programa Centelha foi lançado no Palácio de Karnak

Em tempos de estagnação econômica, alto desemprego, informalidade gigantesca, as iniciativas visando estimular o empreendedorismo são bem vindas, ainda mais em se tratando do poder público. Quando a vice-governadora Regina Sousa participou, no dia 05 deste mês, do lançamento do edital do Programa Centelha no Piauí, a disseminação da cultura empreendedora foi ampliada. “É muito importante que os jovens, as escolas e as universidades participem”, convocou a vice-governadora.

“Esse projeto veio em um momento especial, de uma economia que precisa ser fomentada e as pessoas precisam de emprego”, disse Regina Sousa. O Programa Centelha é nacional. A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O programa conta também com a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

O Centelha é operado pela Fundação Certi e, no estado, executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi). Visando estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Brasil, o programa está colocado. Serão oferecidos recursos financeiros, capacitações e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso. “A Fapepi é a executora do projeto no Piauí, e nós acreditamos fortemente no potencial inovador do nosso povo”, declarou o presidente da Fapepi, Antonio Amaral.

Cidades do Piauí

Segundo o presidente da Fapepi, será feita uma tentativa de realizar a difusão do Centelha em pelo menos uma das cidades localizadas em cada um dos territórios do estado. As inscrições do Programa Centelha no Piauí foram iniciadas no dia do lançamento e seguirão sendo feitas até dia 20 de dezembro, através do endereço eletrônico www.programacentelha.com.br, no qual é possível obter mais informações sobre o programa e seu edital detalhado.

O Programa Centelha está sendo executado em 21 estados, sendo cada um com edital próprio. Além do Piauí, participam da iniciativa Ceará, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe. Os inscritos terão que ultrapassar cinco fases, ao longo de seis meses, culminando com a Abertura de Empresas e Contratação e Pré-Incubação.

O Programa Centelha irá oferecer um conjunto de benefícios aos empreendedores participantes. É o caso de recursos financeiros via subvenção econômica. Nesse caso, cada uma das ideias aprovadas receberá cerca de R$ 50 mil em subvenção, para o desenvolvimento de seu produto e negócio. Serão disponibilizadas ainda capacitações online sobre gestão, vendas, marketing, desenvolvimento de produto, etc. E ainda acesso a incubadoras e potenciais investidores. Uma boa ideia para viabilizar boas ideias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS