Pensar Piauí

84 anos de Carteira assinada numa mesma empresa

O catarinense Walter Orthmann completou 100 de vida no último dia 19

Foto: DivulgaçãoWalter Orthmann
Walter Orthmann

 

Um homem de 100 anos morador de Brusque, em Santa Catarina, entrou no Livro dos Recordes por trabalhar mais tempo em uma mesma empresa: 84 anos.

Apesar de seu extraordinário feito, o conselho de Walter Orthmann para quem está procurando uma longa e gratificante carreira é surpreendentemente comum: faça o que ama e não coma besteira.

“Você tem que gostar de trabalhar. Eu comecei a trabalhar com essa disposição e espírito de luta”, disse, em uma entrevista esta semana.

“Você não pode simplesmente ter qualquer emprego apenas para dizer que está trabalhando. Isso não funciona. Você não vai aguentar.”

Segundo a imprensa local, Orthmann começou no chão de fábrica de uma empresa que agora se chama RenauxView, que fabrica tecidos. Pouco depois, ele foi para o setor administrativo e posteriormente se tornou gerente de vendas.

Para se manter em forma, ele faz alongamento todos os dias e se preocupa com sua alimentação.

“Eu tento evitar sal e açúcar”, disse. “Evito coisas que machucam os intestinos. Evito Coca-Cola e outros refrigerantes. Eu apenas consumo o que é bom para mim. Isso ajuda muito o seu corpo a ser forte para sempre.”

Walter Orthmann celebrou seus 100 anos de vida na terça-feira, 19, em grande estilo. O brusquense centenário ganhou uma grande festa nas dependências da empresa, onde atua como gerente de vendas.

A empresa não teve expediente nesta terça-feira. Todos foram liberados para celebrar a vida de seu Walter.

Familiares, amigos, clientes, empresários e colegas de trabalho de seu Walter participaram da festa, que teve música alemã, food trucks e chope para os convidados.

Pouco depois do meio-dia, a cerimônia de homenagem para o aniversariante teve início. Ao lado da esposa, Lúcia Helena, o aniversariante foi recepcionado pelos convidados ao som do ‘Parabéns pra Você’ e muitos aplausos. No palco, seu Walter foi homenageado pela direção da RenauxView.

A superintendente de operações da empresa, Vera Petry, discursou representando os funcionários, colegas do brusquense centenário.

“Esse é um momento muito lindo. Estou há 13 anos convivendo com esse ser humano que nos dá lição de vida em todos os campos, diariamente. Ele nos inspira. Costumo dizer que é o nosso treinador. Somos felizes em poder ter ele ao nosso lado”.

O diretor financeiro, Márcio Bertoldi, também destacou a trajetória de sucesso de seu Walter. “Ele nos mostra todos os dias como as pessoas são importantes. Sem as pessoas, nada se faz. Nada vale se não for o exemplo e o seu Walter é isso, ele é o nosso grande exemplo todos os dias”.

O diretor-presidente da RenauxView, Armando Hess de Souza, lembrou de quando assumiu o comando da empresa em 2006 e seu Walter temeu pelo emprego, pois na época, estava com 84 anos.

“Estava todo mundo na expectativa. Eu chamei o seu Walter e renovei o contrato dele por mais 15 anos. Esses 15 anos venceram no ano passado e já renovamos por mais 15 anos. Seu Walter é um homem único no mundo. Não tem ninguém parecido com ele. O que ele tem feito é impressionante. Seu Walter é um homem extraordinário. Orgulho para Brusque, orgulho para Santa Catarina e orgulho para o Brasil”.

De forma rápida, o aniversariante também disse algumas palavras. Emocionado, agradeceu o carinho de todos os presentes e foi ovacionado ao chamar as pessoas para a festa. “Quero agradecer todas as palavras de felicitações e todo o carinho na realização desse evento em comemoração ao meu aniversário. Este é um dia de muita alegria para mim”.

Durante a cerimônia, seu Walter recebeu a placa do Guinness Book atualizada. Em janeiro deste ano, ao completar 84 anos de trabalho, ele quebrou seu próprio recorde como o homem com o maior tempo de serviço em uma mesma empresa.

Foto: DivulgaçãoWalter Orthmann
Walter Orthmann

Com informações da CNN e O Município 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS