Pensar Piauí

20ª edição do Salipi inicia nesta sexta-feira (3)

A edição presta homenagem ao professor Cineas Santos

Foto: ReproduçãoEdição deste ano homenageia Cineas Santos
Edição deste ano homenageia Cineas Santos

A Fundação Quixote realizará a 20ª edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi). O evento acontece dos dias 3 a 12 de junho no Complexo Cultural Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Nesta edição, o homenageado será Cineas Santos, que além de professor, produtor cultural, poeta e escritor, é um dos fundadores do Salão do Livro do Piauí.

A temática abordada no Salipi 2022 é “Ler é descobrir o mundo com palavras”. O evento vai integrar também nesta edição, o circuito cultural das principais Feiras e Bienais de Livros do Brasil

As apresentações musicais irão acontecer no palco Marcus Peixoto em todos os dias do evento, no horário de 20h30 às 21h30. Vão passar pelo Salão do Livro do Piauí os artistas locais Fred Taimo, Ricardo Totte e Trupe, Bia Magalhães, Amanda Santi, Esther Lima, Bruno Farias, Acácias, Mundo Invertido e Radiofônicos.

Haverá ainda um grande show de encerramento com uma atração nacional, que será anunciada durante a abertura do evento, marcada para esta sexta-feira (03).

Alguns confirmados são o escritor José de Nicola, o historiador Lucas de Nicola, a YouTuber e comediante Rita Von Hunty, a escritora Aline Bei e a escritora Thalita Rebouças.

O evento contará com palestras, bate-papo literário, feira de livros, atrações artísticas e culturais.

Confira a programação das bandas do Salipi 2022:

03/06 Fred Taimo

04/06 Totte e Trupe

05/06 Bia Magalhães

06/06 Amanda Santi

07/06 Esther Lima

08/06 Bruno Farias

09/06 Acácias

10/06 Mundo Invertido

11/06 Radiofônicos

Homenagem a Cineas Santos 

Cineas das Chagas Santos é poeta, cronista, intelectual, professor, agente cultural, advogado, editor e livreiro brasileiro. Nasceu na cidade de Caracol, a 579 km de Teresina, no dia 20 de setembro de 1948 e se mudou para a capital piauiense em 1965, onde atua em diversas áreas exercendo atividades no cenário artístico-cultural local.

Fundou o jornal alternativo “Chapada do Corisco” e, posteriormente, a livraria e editora Corisco, responsável pela publicação de obras de vários autores piauienses. 

Cineas Santos é também o autor da letra do Hino do município de Teresina, em parceria com o músico Erisvaldo Borges, que compôs a melodia.

Foi presidente da Fundação Municipal de Cultura de Teresina (Fundação Cultural Monsenhor Chaves – FMMC) e apresentou desde 2009 um programa televisivo sobre literatura, arte e cultura em uma emissora de televisão local.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS