Pensar Piauí
Piauiense

Oscar de Barros

Piauiense

Viviane, uma arretada policial da Paraíba

Foto: DivulgaçãoMajor Viviane
Major Viviane

Eu sou um crítico da atuação das áreas de segurança no Brasil.

Em determinados momentos chego a pensar que a única solução possível era zerar tudo, acabar com as estruturas existentes e recomeçar do zero.

É triste todo dia ter que noticiar violações de diretos humanos cometidas por pessoas simples, humildes, mas que o Estado o veste com uma farda e o orienta à repressão.

É pobre matando pobre na defesa de uma pequena casta enclausurada nas tetas da Nação por onde jorra a riqueza brasileira.

Mas ai você amanhece o dia e, pelo twitter, vê o depoimento brilhante da Major Viviane, da PM-PB e volta a acreditar que podemos ter uma segurança bem melhor do que a atual desde que seus profissionais tenham uma formação neste sentido.

A major Viviane Vieira tem 17 anos servindo a sociedade como policial militar na Paraíba, este ano foi a primeira mulher a assumir o comando da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Cabedelo.

Atualmente, a rotina da major Viviane passou da área da execução para a gestão.

Durante a sua trajetória na Polícia Militar, as ocorrências envolvendo crianças foram as que mais a marcaram. "Houve um fato em 2015, no qual um bebê foi encontrado abandonado na rua, após o parto. Isso me chocou muito. Outro momento foi no 5⁰ Batalhão em que eu atendi uma ocorrência de abandono, onde a criança me relatou a situação pela qual ela passava. Era uma realidade de muito sofrimento e eu resolvi me aproximar da família dela e mantenho contato com a criança até hoje", falou emocionada. 

A major Viviane concedeu entrevista ao podcast “De frente com o Coxinha”, daí vem o trecho que viralizou no twitter.

Disponibilizamos aqui também a íntegra da entrevista deste exemplo de policial militar. Toda a entrevista é muito interessante mas recomendamos especialmente por volta do minuto 51 onde ela fala sobre Conselho Tutelar:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS