Pensar Piauí
Piauiense

Oscar de Barros

Piauiense

O que o PT ainda espera para escolher Fábio Novo como candidato a prefeito de Teresina?

Foto: Pt.orgFábio Novo (PT)
Fábio Novo (PT)

 

Na manhã desta sexta-feira, o Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, deu uma entrevista sintomática sobre as próximas eleições da capital: múltiplos ataques ao Deputado Fábio Novo, um dos pré-candidatoa à Prefeito pelo Partido dos Trabalhadores.

É como se o Dr. Pessoa já tivesse compreendido quem será seu real adversário ou como se ele não soubesse que o PT possui também um outro pré-candidato: o também Deputado Franzé Silva.

Daí surge uma importante indagação: se um pré-candidato é tão notório, a ponto de já antagonizar com o Prefeito de Teresina, o que falta para o PT escolher seu pré-candidato?

Dizem que a definição ocorre até o final deste mês de agosto (de ontem para cá fala-se em setembro) com base em dois critérios: pesquisas eleitorais e apoios de lideranças políticas relevantes.

Ora, a distância entre Fábio Novo e Franzé é abismal: enquanto aquele pontua reiteradamente 17% em todas as pesquisas, este permanece pontuando 3%. 

Os apoiadores de Franzé sustentam que o Presidente da Assembleia é o que mais cresce proporcionalmente. E há razão nisso: quem cresce de 1% para 2% cresceu 100%, mas mesmo dobrando o desempenho permanece longe de atingir os dois dígitos. Já Fábio Novo segue crescendo, ainda que a proporção seja logicamente menor (quem cresce de 99% para 100% praticamente não cresceu).

Também no critério arregimentação política o Deputado Fábio Novo demonstra um melhor desempenho. Até agora, três pré-candidatos a Prefeito já desistiram de suas campanhas para apoiá-lo: Deputado Federal Merlong Solano, Deputado Estadual Dr. Vinicius, Vereador Enzo Samuel. Nenhum pré-candidato a Prefeito desistiu em prol de Franzé Silva.

Segundo o vice-presidente do PT de Teresina, Ataelson Carvalho, Fábio Novo já possui maioria no Diretório Municipal da capital. Por sua vez, João Pereira, membro da direção nacional do PT diz que a maioria dos diretórios Estadual e Nacional do Partido dos Trabalhadores também é de Fábio Novo, de forma que apenas uma mudança casuística no nome dos membros para que o nome de Novo não passe.

Dos vereadores de Teresina eleitos pelo PT, apenas Deolindo Moura apoia Franzé, enquanto Euzuila Calixto e Dudu já declararam apoio ao pré-candidato Fábio Novo. De outros partidos, enquanto Fábio Novo recebeu apoio de Venâncio Cardoso, Enzo Samuel e Evandro Hidd, Franzé possui apoio da vereadora Fernanda Gomes.

Dos Deputados Federais pelo PT, o já citado Merlong Solano, Flávio Nogueira e Florentino Neto já declararam apoio a Fábio Novo, enquanto Dr. Francisco ainda não se manifestou.

Dos Deputados Estaduais, Dr. Vinicius, Janaina Marques e Ana Paula já declararam apoio a Fábio Novo, enquanto Evaldo Gomes se declarou para Franzé Silva. 

Embora o Governador do Estado, Rafael Fonteles, ainda não tenha declarado apoio, boa parte do seu secretariado já apresentou Fábio Novo como pré-candidato. Pode-se destacar, aqui, o Secretário Chico Lucas, que frequenta regularmente a agenda de pré-campanha do Novo; Washington Bonfim, com sua conhecida experiência em eleições de Teresina; Washington Bandeira, Antônio Luiz, Daniel Oliveira, Rodrigo Cavalcante.

Também não se pode desconsiderar que, nas últimas eleições em que concorreram para Deputado Estadual, Fábio Novo teve aumento de votação em Teresina enquanto Franzé Silva reduziu seus votos.

Na ponta do lápis, não há o que discutir: Fábio Novo preenche os requisitos e é o melhor nome colocado para disputar a Prefeitura pelo PT. e Dr. Pessoa sabe disso, tanto que foi à TV atacar o petista.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS