Pensar Piauí
Administrador -  Especialista em Gestão Pública Municipal

David Teixeira

Administrador - Especialista em Gestão Pública Municipal

Jovens de oposição foram presos por retaliação a prisão de Daniel Silveira

Foto: Montagem pensarpiauiLei de Segurança Nacional

 

João Reginaldo da Silva Júnior, de 24 anos, foi preso em Uberlândia (MG) no dia 3/03 após uma publicação no twitter em que citava a ida do presidente Jair Bolsonaro à cidade mineira e chamava o povo para reagir contra a presença do presidente na cidade e  André Constantine liderança do PT/RJ, sofreu ataque racista e foi preso por PM no dia 04/03, no momento em que ele proferia um discurso, durante a manifestação ‘Guarda Armada” na Cinelândia em frente a câmara municipal do Rio de Janeiro.

Na mensagem, publicada por João Reginaldo da Silva Júnior o jovem diz: "Gente, Bolsonaro em Udia (sic) amanhã... Alguém fecha virar herói nacional?". Por conta disso ele foi preso no dia 3/03 à noite e deixou o presídio por volta das 18h do dia 4/03. De acordo com o Boletim de Ocorrência, guarnições da ROCCA (Rondas Ostensivas Com Cães) da Polícia Militar foram à casa do suspeito após o apoio do serviço de inteligência da PM e deram voz de prisão em flagrante, pelos supostos delitos que seriam por questões de Segurança Nacional.

Silva Júnior afirmou que a mensagem teve teor de sátira, e não a intenção de incitar ódio. "Até porque não sou figura pública, sou pessoa anônima, com poucos seguidores, fiz de forma para ser de humor para pessoas que me seguiam. (A publicação) tomou uma proporção que eu não esperava e tiraram de contexto", afirmou. Ele explicou que foi à Polícia Federal dar depoimento. "Eles acharam por bem me levar para o presídio e fiquei de ontem para hoje e por volta das 18h saí do presídio."...

Questionado sobre a conduta das autoridades por causa de uma postagem, Silva Júnior afirmou compreender essa decisão. "Eu entendo o porquê de a polícia me levar e averiguar as informações, até porque o Bolsonaro já sofreu um atentado contra a vida dele. Qualquer motivo que pudesse atentar novamente deveria ser investigado. Cooperei com tudo, não resisti", disse. Entretanto, o jovem ressaltou que se assustou porque o conteúdo da postagem não tinha ameaça. "Acredito que, quando me conduziram e prestei depoimento, deveriam ter me liberado sem efetuar a prisão. Acredito que alegar segurança nacional em tuítes como o meu pode abrir precedentes perigosos contra a liberdade de expressão"

Já na quinta-feira (4) no Rio de Janeiro um dia após a prisão em Minas Gerais a liderança do PT André Constantine, sofreu ataque racista e foi preso por PM. Agressão ocorreu no momento em que Constantine proferia um discurso, durante a manifestação ‘Guarda Armada Não’, em protesto contra o caos pelo qual passa o país e o governo fascista de Bolsonaro .  Quando o petista afirmou que a PM mata “preto e pobre”, um soldado da PM tomou o microfone de suas mãos e o levou preso. As imagens foram registradas. 

Estes dois acontecimentos em diferentes cidades têm em comum a crítica ao presidente e o uso das forças de repressão e a lei de segurança nacional para prender e intimidar os acusados. Então tudo leva a crer que a lei de Segurança Nacional que foi utilizada para prender o deputado Estadual Daniel Silveira do PSL que atentou contra a Constituição , pediu a intervenção militar, a instituição do AI5 e a destituição do STF, vai ser se utilizada como instrumento de repressão para prender lideranças políticas e opositores ao Bolsonaro.

OBS: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do pensarpiaui.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS