Pensar Piauí
Administrador -  Especialista em Gestão Pública Municipal

David Teixeira

Administrador - Especialista em Gestão Pública Municipal

A atuação da Vigilância Sanitária para conter o avanço da Covid-19

Foto: David TeixeiraVigilância

A Vigilância Sanitária no Piauí realizou nos dias 2,3,4 e 5 de fevereiro de 2021 um curso básico de inspeção que teve o objetivo de capacitar profissionais das VISAS Municipais. O curso ocorreu por meio remoto e contou coma participação de mais de 150 profissionais de vários municípios.

A vigilância do estado informou em matéria publicada no portal http://saude.pi.gov.br/divisa/noticias que o estado realizou a capacitação e já está percebendo o resultado, pois neste final de semana as equipes de Vigilâncias Sanitárias Municipais (VISAS) intensificaram as fiscalizações nos estabelecimentos para averiguar o cumprimento do Decreto Estadual Nº 19 445, que se refere as medidas sanitárias de enfrentamento da COVID-19 a serem adotadas no período do carnaval. Em todos os municípios onde há as fiscalizações nos estabelecimentos, as VISAS atuaram fortemente e contaram com o apoio da Polícia Militar para a execução das ações.

No município de Uruçuí os fiscais da vigilância sanitária além de realizar as fiscalizações, estão fazendo também um trabalho educativo, junto aos estabelecimentos, explicando as medidas do decreto e reforçando a importância do distanciamento social, o uso das máscaras faciais e lavagem das mãos como importantes medidas preventivas contra a disseminação da COVID-19.

Em conversas com fiscais da vigilância sanitária de Uruçuí, foi confirmado o que a Visa estadual informou, que realmente desde o início das ações de enfrentamento da pandemia do coronavírus, as vigilâncias sanitárias têm atuado com medidas para conter um maior contágio da doença na cidade, tendo em vista que os profissionais envolvidos nesses trabalhos conseguem reduzir o número de possíveis pacientes que se contaminariam com o covid-19 evitando a lotação do HRSDA.

Segundo os fiscais os procedimentos realizados durante as inspeções, consiste em verificar nos estabelecimentos comerciais, o uso de máscaras por parte dos funcionários e clientes, horário de funcionamento dos estabelecimentos, entre outras medidas estabelecidas pelos órgãos de saúde. Os fiscais afirmaram ainda que a presença da Polícia Militar tem se feito necessária para garantir que alguns proprietários de estabelecimentos comerciais cumpram as determinações dos Decretos estadual e municipal.

Outra ação pública importante para conter o avanço da covid-19 em Uruçuí é a atuação das equipes de enfermeiros e técnicos do governo do Estado do Piauí que realizam as buscas ativa e que são coordenadas pela Direção do HRSDA- Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde, este trabalho tem sido fundamental para identificar, monitorar e isolar os moradores da cidade que estão contaminados com o vírus da Covid-19.

Como retaguarda do sistema de saúde o HRSDA que recebeu melhorias na sua infraestrutura, sendo feito a ampliação de leitos de covid-19, contratações de funcionários, aquisição de equipamentos e materiais de consumo o que tem garantido mais resolutividade nas ações da saúde pública no município de Uruçuí, refletindo em mais segurança para a população.

OBS: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do pensarpiaui.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS