O ex-presidente Lula, favorito para a eleição de 2022, tem insistido em conversas com parlamentares do PT que uma das prioridades do partido em 2022 deve ser aumentar, e muito, sua bancada no Congresso Nacional, de acordo com Bela Megale, do jornal O Globo.
A meta do petista é eleger 90 deputados. Atualmente, o PT tem a segunda maior bancada da Casa, com 53 parlamentares.
Lula não quer chegar ao Palácio do Planalto sendo "refém do sistema semipresidencialista que domina o governo Bolsonaro".
O ex-presidente entende que uma base sólida no Congresso é fundamental para o sucesso de seu mandato e se preocupa com as 'heranças' que pode vir a receber do governo Jair Bolsonaro.
PS O pensarpiaui vem tratando deste tema de forma especial porque considera que a eleição de um presidente sem uma boa base parlamentar de nada adianta (ou quase nada). O tema já foi abordado nas seguintes matérias:
PT vai priorizar forte bancada na Câmara dos Deputados
“Diminuir o tamanho do Centrão é tão importante quanto a vitória de Lula”, diz Liana Cirne Lins
Pergunta do pensarpiauí e resposta de Lula pautaram sites progressistas; veja vídeo
"Não há projeto de Nação viável com um Congresso como o atual"
Lula (assim como o pensarpiauí) chama a atenção para a eleição do Congresso
Partidos de esquerda deveriam priorizar a eleição de deputados federais
Wellington Dias para Deputado Federal