A fronteira entre Brasil e Venezuela foi fechada na manhã de sábado (3) em Pacaraima (RR), por decisão do lado venezuelano. O bloqueio ocorreu após o anúncio de uma ofensiva militar dos Estados Unidos contra a Venezuela. Autoridades brasileiras afirmam que não determinaram o fechamento.
O que aconteceu
A passagem entre Brasil e Venezuela em Pacaraima, um dos principais pontos de circulação entre os dois países, amanheceu fechada neste sábado (3). O bloqueio foi registrado do lado venezuelano, em meio a um cenário de forte tensão regional após declarações do governo dos Estados Unidos sobre uma ação militar na Venezuela.
Segundo informações do jornal O Globo, interlocutores da área militar do governo brasileiro afirmaram que não houve ordem de fechamento por parte do Brasil. Um militar de alta patente declarou que, do lado brasileiro, “as fronteiras estão operando dentro da normalidade”.
Apesar disso, imagens divulgadas pela Polícia Militar de Roraima mostram a instalação de cones e barreiras na área de travessia internacional, impedindo a circulação de veículos e pedestres. Os registros indicam que a decisão de interromper o fluxo partiu das autoridades venezuelanas.
O fechamento ocorreu poucas horas após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar que forças norte-americanas realizaram uma ofensiva militar de grande escala na Venezuela. Segundo ele, o presidente venezuelano Nicolás Maduro teria sido retirado do país por via aérea. O governo dos EUA não informou o destino de Maduro nem apresentou detalhes sobre a base legal da operação.
Veja mais em:
Guerra na América do Sul: Estados Unidos agridem Venezuela e explosões são ouvidas em Caracas
Lula convoca reunião após ataque dos EUA à Venezuela
Vozes internacionais se levantam em defesa da Venezuela