Pensar Piauí

O pensarpiaui está no bluesky

A rede social Bluesky, que foi lançada recentemente e tem tudo para substituir o X

Foto: Montagem pensarpiauipensarpiaui e bluesky
pensarpiaui e bluesky

O pensarpiaui, abraça a partir de hoje a rede social Bluesky (@pensarpiaui.bsky.social) , que foi lançada recentemente e tem tudo para substituir o X (antigo Twitter) como um dos principais pólos de debate democrático no Brasil e no mundo. Concebida por Jack Dorsey, fundador do Twitter, posteriormente adquirido por Elon Musk, a rede Bluesky preza pela comunicação não violenta, pelo combate às fake news e pelo respeito aos direitos humanos.

A ação do pensarpiaui esta relacionada a outra de Elon Musk contra a soberania nacional. Protagonista da extrema-direita internacional, Musk tem liderado uma campanha de fake news no X contra as instituições brasileiras e contra o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Numa ação coordenada com parlamentares de extrema-direita, Musk mobilizou prepostos para denunciar uma suposta "ditadura" no Brasil. Seu objetivo é usar a bandeira da liberdade de expressão como escudo para seus reais interesses econômicos, que passam pelo acesso a recursos naturais e ao mercado brasileiro de carros elétricos, onde uma de suas empresas, a Tesla, tem-se mostrado incapaz de enfrentar concorrentes chineses.

Saiba mais sobre o Bluesky – O Bluesky, um aplicativo de mídia social, está rapidamente ganhando destaque como uma alternativa ao Twitter, após sua concepção pelo ex-CEO do Twitter, Jack Dorsey. Desenvolvido em paralelo com o Twitter, Bluesky apresenta uma abordagem descentralizada, com uma interface de usuário semelhante ao Twitter, porém com características distintas, como escolha algorítmica, design federado e moderação específica da comunidade.

O projeto Bluesky foi anunciado por Dorsey em 2019, quando ele ainda liderava o Twitter. Na época, Dorsey revelou planos de financiar uma equipe independente para desenvolver um padrão descentralizado para mídias sociais. Entretanto, com a compra do Twitter por Elon Musk, o Bluesky tornou-se completamente independente da plataforma, desassociando-se do Twitter desde o final de 2022.

Diferentemente do Twitter, o Bluesky utiliza um framework de código aberto desenvolvido internamente, conhecido como Protocolo AT. Essa abordagem proporciona transparência para pessoas fora da empresa sobre o desenvolvimento e a construção da plataforma. Com essa arquitetura, o Bluesky busca oferecer aos usuários mais liberdade e controle sobre sua experiência em redes sociais.

Apesar de sua independência do Twitter, o Bluesky ainda mantém sua semelhança com a popular plataforma de microblogging. Os usuários podem criar perfis com identificadores como @username.bsky.social e publicar posts de até 256 caracteres, que podem incluir fotos. O aplicativo também oferece recursos familiares, como retweets, curtidas e a capacidade de seguir outros usuários.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS