Pensar Piauí

“Guerra Civil” o novo filme internacional com Wagner Moura

Produção, que também conta com Kirsten Dunst e Cailee Spaeny no elenco, chega aos cinemas na quinta-feira (18)

Foto: Divulgação/Diamond Films“Guerra Civil” o novo filme internacional com Wagner Moura
“Guerra Civil” o novo filme internacional com Wagner Moura

 

Ambientado em um mundo distópico, onde os Estados Unidos vivem um guerra civil, Kirsten Dunst (“Homem-Aranha” e “Maria Antonieta”) e Wagner Moura (“Tropa de Elite” e “Narcos”) interpretam dois jornalistas da agência de notícias Reuters. Dunst é uma fotojornalista e Moura, um repórter.

Em meio ao conflito terrestre, que é mostrado pelo diretor Alex Garland (“Ex_Machina: Instinto Artificial” e “Aniquilação”) como um perigo constante, os protagonistas embarcam em uma jornada para chegar a Washington D.C., com o intuito de conseguir um furo de reportagem com o Presidente – antes que a oposição chegue à capital e o derrube do poder.

Outros dois personagens se juntam aos protagonistas nessa jornada: Sammy (Stephen Henderson), jornalista do The New York Times e amigo de longa data da dupla, e a jovem Jesse (Cailee Spaeny), que aspira ser uma fotojornalista de guerra.

Eles fazem a viagem de carro e, ao longo do caminho, veem os horrores da guerra, chegando a ser reféns dela. A direção buscar dar ênfase na violência destacando os registros feitos pelas fotojornalistas.

Moura, que em muitos momentos é usado como alívio cômico da trama, protagoniza uma das cenas mais impactantes do longa – que ele revelou o ter deixado destruído. A cena em questão retrata o olhar nacionalista de um soldado norte-americano, que faz uma distinção entre “os tipos de americanos”.

Os posicionamentos políticos não ficam claros ao longo da trama, mas desperta uma discussão ética sobre o fotojornalismo e a cobertura de uma guerra.

“A gente registra para que os outros questionem”, diz a personagem de Dunst quando Jesse pergunta sobre como ela reage às atrocidades de uma guerra quando está fotografando.

O filme também coloca em evidência como a imprensa pode perder seu ofício em meio aos conflitos. Mesmo em momentos em que os jornalistas usam coletes escritos “imprensa”, que também é sinalizado no carro, eles estão sujeitos a serem atacados.

“Guerra Civil” consegue trazer uma montanha-russa de emoções, com tiroteios e explosões em todos os atos do filme, e termina deixando uma série de questionamentos sobre a sociedade e futuro.

A produção chega aos cinemas brasileiros na quinta-feira (18). 

Assista ao trailer

Com informações da CNN

ÚLTIMAS NOTÍCIAS