Pensar Piauí

Constrangedor: Deputados bolsonaristas discursaram para sala vazia no Parlamento Europeu

Eduardo Bolsonaro, Gustavo Gayer, Bia Kicis e Julia Zanatta foram até Bruxelas para "denunciar a tirania do governo Lula", mas quase ninguém ouviu

Foto: ReproduçãoEduardo Bolsonaro discursa para plateia esvaziada no Parlamento Europeu
Eduardo Bolsonaro discursa para plateia esvaziada no Parlamento Europeu

Uma comitiva de parlamentares bolsonaristas foi ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, capital da Bélgica, na última terça-feira (9), com o objetivo de "denunciar" às autoridades do Velho Continente o que chamam de "tirania" do governo Lula e vender a ideia fantasiosa de que há uma "ditadura" no Brasil. 

Estiveram no passeio pela Europa os deputados Eduardo Bolsonaro, Gustavo Gayer, Bia Kicis e Julia Zanatta, todos do PL. Através das redes sociais, os parlamentares publicaram inúmeros vídeos e relatos dando conta de que a "missão" teria sido exitosa. 

O jornalista Jamil Chade, correspondente internacional que acompanhou o périplo dos bolsonaristas pelo Parlamento Europeu, revelou neste sábado (13), entretanto, que eles discursaram para uma plateia totalmente esvaziada. 

"Deixa eu contar uma história para vocês. Sabe o papo de que deputados bolsonaristas foram ao Parlamento Europeu denunciar a ditadura no Brasil? Então, a sala estava vazia. Presentes so poucos da extrema direita europeia herdeiros do ditador Franco e outros da mesma categoria", escreveu Chade. 

Na verdade, os bolsonaristas não participaram de uma sessão plenária do Parlamento Europeu, apenas de um encontro com parlamentares europeus de extrema direita. 

Eduardo Bolsonaro e o filho de nazista

Em turnê pela Europa com Bia Kicis (PL-DF) e Gustavo Gayer (PL-GO) para denunciar a "ditadura" no Brasil, Eduardo Bolsonaro (PL-SP) se encontrou nesta terça-feira (9) com Hermann Tertsch, deputado espanhol do ultradireitista Vox no Parlamento Europeu.

Terstch filho do diplomata e jornalista austríaco Ekkehard Tertsch, que trabalhou com Josef Hans Lazar, que é considerado o porta-voz de Adolph Hitler durante a Ditadura do "caudillo" Francisco Franco, que durou de 1939 a 1975.

"Já chegamos em Bruxelas e já estamos no Parlamento Europeu bem acompanhados pelo  anfitrião Eurodeputado Hermann Tertsch do Vox. Hoje e amanhã falaremos por aqui", escreveu Eduardo Bolsonaro.

Poucas horas antes de encontrar o filho de Jair Bolsonaro (PL), Tertsch juntou-se à articulação internacional fascista, capitaneada pelo bilionário Elon Musk, contra a democracia brasileira, em ataques ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e Lula.

Na rede X, o deputado do Vox compartilhou publicação em que Musk indaga "como Alexandre de MOraes se tornou ditador no Brasi?". E responde: "ele tem Lula na coleira".

"Musk tem razão. O juiz Alexandre de Moraes montou toda a operação para tirar o criminoso Lula da prisão, condenado de forma justa e legal por duas sentenças definitivas, e permitir que ele volte a ser presidente de forma bastante irregular. O que muitos não sabiam então é que Moraes tem controle absoluto sobre Lula e hoje o juiz é o dono do Brasil que faz e desfaz, aprisiona e liberta, persegue e eleva quem ele quiser", disparou o filho do nazista.

Com informações da Forum

ÚLTIMAS NOTÍCIAS