Pensar Piauí

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Piauí é o terceiro estado brasileiro com maior população de pessoas com deficiência, ao todo são 17,63% das pessoas no Estado.
Na década de 80, morava em São Bernardo do Campo. Naquela ocasião a prefeitura local ofereceu um serviço de educação física voltado às pessoas com deficiência.
Eram duas jovens educadoras físicas formadas pela USP que ensinavam os conceitos básicos de atletismo, handebol, basquete, vôlei e outros esportes a pessoas com deficiência – entre elas, eu.
No ginásio de esporte de São Bernardo do Campo eu recebia as instruções e ficava maravilhado com aquilo e pensava como seria bom se no Piauí tivesse algo semelhante.
Muitos anos depois, participo da eleição de Wellington Dias para o governo do Piauí e vejo ele realizar o Centro Integrado de Reabilitação (CEIR). Quantas pessoas com problemas físicos o CEIR não atende hoje? Aquilo que eu sonhava em SBCampo deixou de ser sonho e tornou-se realidade.
Da população de Teresina, 14,86 % são pessoas com deficiência, segundo apontam os dados do IBGE. Só no ano passado o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiências recebeu 96 pedidos para melhorar a acessibilidade em ruas da capital.
E eu continuo sonhando. Com um dia em que a prefeitura se preocupe com as calçadas e ruas da cidade onde todos, mas principalmente, deficientes e idosos possam exercer algo elementar da cidadania; o direito e ir e vir.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS