Segurança Pública

VÍDEO: FAB intercepta avião do tráfico que cai na Amazônia

Dois bolivianos foram presos e droga foi apreendida perto da fronteira com o Peru


Reprodução VÍDEO: FAB intercepta avião do tráfico que cai na Amazônia
FAB intercepta avião do tráfico que cai na Amazônia

Na manhã desse domingo (13), um avião utilizado pelo tráfico de drogas caiu após ser interceptado por caças da Força Aérea Brasileira (FAB) durante uma operação na região amazônica. A aeronave, um bimotor modelo Seneca, de prefixo PT-RBC, havia decolado do Peru e entrou ilegalmente no espaço aéreo brasileiro, sendo rapidamente detectada pelos radares do CINDACTA IV.

Após diversas tentativas de comunicação e ordens para alteração de rota — todas ignoradas — a FAB iniciou os procedimentos de interceptação. Pouco tempo depois, o avião perdeu altitude e colidiu com o solo em uma área remota, entre os estados do Mato Grosso e do Pará.

A operação foi conduzida pelo Comando de Operações Aeroespaciais (Comae), com apoio da Polícia Federal e do Grupo Especial de Fronteira (Gefron). Um helicóptero H-60 Black Hawk da FAB foi mobilizado para levar os agentes ao local do acidente, nas proximidades da Aldeia Ariramba. No local, dois cidadãos bolivianos foram presos, e pacotes contendo uma substância semelhante à maconha foram encontrados junto aos destroços da aeronave.

Os suspeitos e o material apreendido foram levados para a cidade de Alta Floresta (MT), onde serão realizados os procedimentos legais cabíveis. A ação faz parte da Operação Ostium, que integra o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras, voltado ao combate ao crime organizado nas regiões de fronteira do país.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: