Vídeo: Eliane Cantanhêde ataca Janja com fala machista e é detonada nas redes
A jornalista disse que a socióloga não deveria preparar a posse e sim limitar seu papel ao quarto do casal

Durante o ‘Em Pauta’ da última sexta-feira (11) na GloboNews, Eliane Cantanhêde analisou o papel de Rosângela Silva, a Janja, esposa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na transição de governo, e foi chamada de machista após dizer que a socióloga não deveria preparar a posse e sim limitar seu papel ao quarto do casal.
“O presidente é o Lula, tudo tem limite, tudo que excede pode dar problema. Há um incômodo com o excesso de espaço que a Janja vem ocupando”, disse. “Ontem, por exemplo, quando o Lula fez aquele discurso em que ele chorou quando falou da fome, quando ele derrapou ao desqualificar a responsabilidade fiscal, ela tava ali sentada”.
“Mas ela não é presidente do PT, ela não é líder política, ela não é presidente de partido. Por que ela estava ali? Qual é o papel da primeira-dama? A gente tem vários exemplos de primeiras-damas, desde a ditadura militar, dona Yolanda Costa e Silva super maquiada, super artificial, você tinha a mulher do Geisel, que era super discreta, dona de casa”, continuou.
“Depois, você vai na redemocratização, quem se esqueceu da Rosane Collor jogando a aliança fora, fazendo confusão, todo dia tinha briga. Ou seja, isso não é bom. Eu acho que um bom exemplo de primeira-dama foi a Ruth Cardoso que, como a Janja, tinha um brilho próprio, era uma professora universitária, era uma mulher super respeitada na área dela, e cuidou da comunidade solidária”.
Cantanhêde finalizou dizendo que o espaço que Janja vem ocupando pode fazer com que ela queira dar opinião em decisões do governo do marido: “Mas ela não tinha protagonismo, ela não tinha voz nas decisões políticas. Se tinha, era a quatro chaves dentro do quarto do casal. Ou seja, já incomoda sim, porque ela já começou a participar de reunião, já vai dar palpite, e daqui a pouco ela vai dizer ‘ah, esse pode ser ministro, esse aqui não pode’. Isso dá confusão. Se é assim na transição, imagina quando virar presidente”.
Veja o vídeo:
Da série: falas infelizes e machistas ditas por mulheres. Eliane Cantanhêde, minha querida, agradeça a mulheres como @JanjaLula e tantas outras que se mostram sim pro mundo e que deram oportunidade para nós pisarmos e estarmos onde estamos hoje. pic.twitter.com/qSHLppaPo0
— Ceci B. | セシさん, phd (@seshimoon) November 12, 2022
As declarações de Eliane foram criticadas nas redes sociais. Gleisi Hoffmann, presidente do Partido dos Trabalhadores, também opinou: “Me apavora o machismo incrustado na cabeça de mulheres ditas esclarecidas, onde estereótipo dos papéis delegados a nós é o importante. Desprezível fala de Eliane Cantanhede sobre Janja. Ter opinião e participação politica é direito de TODAS nós mulheres! Sem essa de primeira-dama”.
Me apavora o machismo incrustado na cabeça de mulheres ditas esclarecidas, onde estereótipo dos papéis delegados a nós é o importante. Desprezível fala de Eliane Cantanhede s/ @JanjaLula.Ter opinião e participação politica é direito de TODAS nós mulheres!Sem essa de primeira dama
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) November 12, 2022
Assistir ontem a noite a fala de Eliane Cantanhede e fiquei atônito com a escrotidao. E não sei se ela é esclarecida, mas que é escrota eu tenho certeza. Ela simplesmente disse que a Janja não pode indicar ministros e tem que ficar em casa cuidando do lar! https://t.co/lwSKgSdGOI
— futuroantropologo (@gimerson_roque) November 12, 2022
Atacar Janja é mais uma sandice da jornalista no seu claro caminhar para o ostracismo profissional. Janja é a estrela que nasce; pode fazer o que quiser.
— Audicéa Rodrigues (@AudiRodrigues) November 12, 2022
Gleisi detona o machismo de Eliane Cantanhêde, que atacou Janja https://t.co/JQfTxtU4wg
Essa senhora Eliane Cantanhede, é conservadora ortodoxia!!! Só faltou ela dizer: para futura primeira dama, tem que apenas.....lava as cuecas e as meias do Lula. Vcs vão ter que me engolir; diz o Lula e a Janja!!!
— @eucarmelo (@eucarmelo3) November 12, 2022
Eliane Cantanhede cada dia mais cafona e retrógrada. #EmPauta vai ficar na prateleira um tempo.
— Antonio Tupinambá (@antonioribbeiro) November 12, 2022
ELIANE CANTANHÊDE É MACHISTA
— BarzelBrit (@BarzelBrit) November 12, 2022
ELIANE CANTANHÊDE É MACHISTA
ELIANE CANTANHÊDE É MACHISTA
ELIANE CANTANHÊDE É MACHISTA
ELIANE CANTANHÊDE É MACHISTA
Essa velha, Eliane Cantanhêde, é ridícula... É uma velha completamente sem noção que vive agarrada nos culhões de outros velhos plutocratas!
— Perry Mann (@agentebaiano007) November 12, 2022
Eliane Cantanhede é uma das megeras mais imbecis do jornalismo brasileiro.
— RGKpax LULA 13 (@giovani_rolando) November 12, 2022
Com informações do Twitter e DCM
Deixe sua opinião: