VÍDEO: Avião danificado faz pouso forçado de “barriga” em SP
Vazamento de combustível e princípio de incêndio foram controlados

Um avião particular realizou um pouso de emergência na manhã desta segunda-feira (10) no Aeroporto Estadual de Sorocaba (SP). A aeronave, um Twin Commander 690D, com prefixo PT-OQY e fabricada em 1985, enfrentou uma falha no trem de pouso e aterrissou com a “barriga”, arrastando-se por aproximadamente 500 metros na pista. O incidente aconteceu às 8h53, resultando em vazamento de combustível e um princípio de incêndio, que foi rapidamente controlado pelas equipes do aeroporto.
A bordo estavam quatro pessoas: o piloto, o copiloto e dois passageiros, sendo um deles João Noma, proprietário da aeronave e dono de uma concessionária da Toyota em Maringá (PR). Felizmente, ninguém se feriu. O voo havia partido de Mandaguaçu (PR) com destino a Sorocaba. O trem de pouso, responsável por suportar o peso da aeronave durante as decolagens e pousos, falhou durante a manobra, ocasionando o pouso forçado.
Por volta das 10h, a administração do Aeroporto Bertram Luiz Leupolz informou que a pista foi fechada para a remoção da aeronave. O avião, que possui dois motores turboélice e capacidade para até nove passageiros, foi rebocado por volta das 12h, e a pista foi liberada. A aeronave, adquirida por João Noma em 2011, tem peso máximo de decolagem de 4,8 toneladas.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) foi notificada sobre o incidente, e as causas da falha no trem de pouso serão investigadas.
Deixe sua opinião: