Política

Veto do STF, Bolsonaro e eleição alimentam racha entre Maia e Alcolumbre

Presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal estão sem se falar desde 6 de dezembro, quando STF vetou a reeleição da dupla

  • sábado, 19 de dezembro de 2020

Foto: Brasil 247Relação da dupla com Bolsonaro também é motivo de discordância
Relação da dupla com Bolsonaro também é motivo de discordância

Às vésperas de deixarem as presidências do Senado e da Câmara dos Deputados, respectivamente, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e Rodrigo Maia (DEM-RJ), não parecem falar a mesma língua. Na realidade, os chefes das Casas legislativas não se falam desde o dia 6 de dezembro, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) vetou a possibilidade de reeleição de ambos.

Correligionários dos dois confirmaram o rompimento, antecipado pela Folha de S. Paulo, e afirmaram que, embora a ruptura tenha se dado após o julgamento do STF, o abalo vem há cerca de quatro meses, quando Alcolumbre vislumbrava a possibilidade de ser reeleito.

O presidente do Senado acreditava contar com ambiente favorável dentro do Supremo, mas a situação de Maia, que tentava a terceira reeleição, atrapalhou as pretensões.

Alcolumbre chegou a cobrar de Maia um posicionamento mais contundente sobre não ser candidato à reeleição da Câmara e, posteriormente, manifestou descontentamento pelo fato de o colega não ter feito o gesto. O senador credita a derrota no julgamento à estratégia do carioca.

Além do julgamento do Supremo, a relação de Alcolumbre com o governo Jair Bolsonaro tem sido motivo de desgastes. Eventualmente, havia queixas de um lado ou de outro por causa de atitudes em relação ao governo. Seja pela aproximação do senador ou pelas críticas do deputado federal.

Nessa sexta-feira (18/12), o presidente da Câmara, inclusive, demarcou novamente o território entre ele e o governo. Na tribuna da Casa, Maia afirmou que pretende continuar “sendo um leal adversário do presidente da República”, a quem chamou de “mentiroso” por ter colocado, na noite desta quinta, o não pagamento do 13º do Bolsa Família na conta dele.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: