Vacinação contra raiva acontece neste sábado (22) em Teresina; confira locais
Campanha imuniza animais a partir de três meses e protege a população contra a raiva
A Prefeitura de Teresina inicia neste sábado (22), das 8h às 17h, a primeira etapa da campanha de vacinação contra a raiva para cães e gatos da zona urbana. Nesta fase, serão atendidos os animais das zonas Norte e Leste da cidade. Já a segunda etapa ocorrerá no dia 29 de novembro, também das 8h às 17h, para os animais das zonas Sul e Sudeste. No total, a campanha contará com 270 postos de vacinação distribuídos pela cidade.
A raiva é uma doença viral grave, causada pelo Lyssavirus, que atinge o sistema nervoso central e apresenta quase 100% de letalidade em humanos e animais. A transmissão ocorre principalmente pela saliva de animais infectados, por meio de mordidas, arranhões ou lambidas em feridas abertas.
De acordo com Joaquim Gomes, gerente da Gerência de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS), a vacinação anual de cães e gatos é a forma mais eficiente de interromper a circulação do vírus.
“A imunização não apenas protege os animais, como também aumenta a segurança da população”, destaca Gomes.
O veterinário João Pereira, também da Gerência de Zoonoses da FMS, reforça que a vacina é gratuita e indicada para cães e gatos a partir de três meses de idade.
“É importante que os tutores levem seus animais com coleira ou em caixas de transporte para evitar acidentes ou fugas durante a vacinação”, orienta Pereira.
POSTOS-DE-VACINA-DAS-ZONAS-NORTE-E-LESTE.pdf
Deixe sua opinião: