Cidade

Teresina é o município do Piauí com a menor proporção de homens em relação às mulheres

As informações são do IBGE baseadas no Censo Demográfico 2022


Foto: DivulgaçãoTeresina
Teresina

Na sexta-feira (27), o IBGE divulgou novos resultados do Censo Demográfico 2022, trazendo desta vez as características da população brasileira sob o aspecto de idade e sexo. Esses resultados são fundamentais para o desenho e acompanhamento de políticas públicas nas áreas da saúde, educação, previdência social e mercado de trabalho. Além disso, fornecem subsídios para o cálculo de uma série de indicadores demográficos e permitem avaliar as mudanças no perfil demográfico da população ao longo do tempo. Os dados serão disponibilizados para o Brasil, grandes regiões, estados e municípios.

Há um registro importante sobre Teresina, capital do Piauí:

Teresina é o município do Piauí com a menor proporção de homens em relação às mulheres

O Censo Demográfico 2022 evidenciou, para o Piauí, uma razão de sexo igual a 95,8, indicando haver 95,8 homens para cada 100 mulheres, um pouco mais alta que a razão verificada para o país, que foi de 94,25.

Dentre os municípios do Piauí, 135 deles apresentaram uma população maior de homens do que de mulheres, onde se destaca o município de Pavussu, com 113,41 homens para cada 100 mulheres. Por sua vez, no Piauí, 89 municípios apresentaram uma proporção maior de mulheres na população do que de homens, com destaque para Teresina, que apresentou a menor proporção, com cerca de 88,01 homens para cada 100 mulheres. Dois municípios do estado se destacam por terem uma população praticamente igual entre homens e  mulheres, que são Miguel Leão e Joca Marques.

Foto: Divulgação

IBGE

No Brasil a razão de sexo é de 94,25 homens para cada 100 mulheres, contudo quatro unidades da federação estão acima dessa média: Mato Grosso (101,31), Roraima (101,29), Tocantins (100,41) e Acre (100,16). As menores razões de sexo ficaram com: Distrito Federal (91,06) e o Rio de Janeiro (89,39). Devido ao envelhecimento demográfico, é esperado que o número de homens seja gradualmente menor que o número total de mulheres, já que essas apresentam, na média, menor mortalidade durante todas as etapas da vida.

Foto: Divulgação

IBGE

 

 

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: