TCE suspende concurso para Guarda Civil em Teresina
De acordo com a corte, a decisão sobre o certame cabe agora ao prefeito eleito da cidade

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí suspendeu o concurso da Guarda Civil Municipal de Teresina. A decisão assinada na quinta-feira (17) por Jaylson Campelo afirma que a continuidade do certame cabe agora ao próximo gestor da capital, o prefeito eleito Silvio Mendes.
De acordo com Michel Saldanha, secretário de Governo, a prefeitura está se “inteirando da decisão”. Ele contestou alguns dos argumentos apresentados pelo TCE e afirma que o concurso não fere a lei de responsabilidade fiscal, tampouco cria novas despesas para o Palácio da Cidade.
“O concurso não cria novas vagas. Ele será destinado a preencher as vagas abertas com a saída de agentes aprovados em concursos anteriores e que deixaram a instituição ao longo dos anos”, afirmou.
A guarda civil pode contratar um efetivo de até 500 profissionais.
O edital foi publicado em 8 de outubro e previa a oferta de 100 vagas para contratação imediata e outras 300 para cadastro reserva. O salário inicial de um GCM é de R$ 2.115,82 e o servidor tem direito a adicionais por plantão e risco de vida.
As inscrições estavam previstas para ocorrer entre 22 de outubro e 1º de novembro. Com a decisão do TCE, o cronograma está suspenso.
Deixe sua opinião: