SOS Yanomami: Lula vai visitar indígenas em Roraima neste sábado
Acompanhado de dois ministros, presidente vai cuidar de questões relacionadas à desnutrição de crianças indígenas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nessa sexta-feira (20) que vai viajar para Roraima neste sábado (21) para acompanhar a situação de desnutrição de crianças Yanomami.
Nas redes sociais, Lula afirmou que o governo federal oferecerá suporte e que uma equipe vai atuar para garantir a vida das crianças indígenas.
Recebemos informações sobre a absurda situação de desnutrição de crianças Yanomami em Roraima. Amanhã viajarei ao Estado para oferecer o suporte do governo federal e, junto com nossos ministros, atuaremos pela garantia da vida de crianças Yanomami.
— Lula (@LulaOficial) January 20, 2023
O governador Antônio Denarium (PP) confirmou a ida do presidente ao estado. Também nas redes sociais, o político escreveu:
“O presidente Lula estará em visita oficial a Roraima neste sábado para visitar as estruturas de atendimento à saúde indígena, de responsabilidade do governo federal”.
Viagem para Roraima
A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, também viajará ao estado.
“Visitaremos amanhã a Terra Indígena Yanomami para uma ação interministerial de emergência. Nossos parentes Yanomami enfrentam uma crise humanitária e sanitária. É inadmissível ver nossos parente morrerem de desnutrição e fome”, escreveu ela no Twitter.
Ela também afirmou que sua pasta “tomará medidas urgentes em torno desta crise humanitária imposta contra nossos povos”.
A pedido do presidente @LulaOficial visitaremos amanhã a Terra Indígena Yanomami para uma ação interministerial de emergência.
— Sonia Guajajara (@GuajajaraSonia) January 20, 2023
Nossos parentes Yanomami enfrentam uma crise humanitária e sanitária. É inadmissível ver nossos parente morrerem de desnutrição e fome.#SOSYanomami
É muito triste saber que indígenas, sobretudo 570 crianças Yanomami, morreram de fome durante o último Governo. O Ministério dos Povos Indígenas tomará medidas urgentes em torno desta crise humanitária imposta contra nossos povos.#SOSYanomami #LutaPelaVida
— Sonia Guajajara (@GuajajaraSonia) January 20, 2023
Além de Guajajara, o ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento Social, também acompanhará o presidente.
A viagem foi decidida depois de uma reunião no Palácio do Planalto entre Lula, Dias, Guajajara e as ministras da Saúde, Nísia Trindade, e da Gestão, Esther Dweck.
Ainda de acordo com a publicação, Lula pediu ajuda das Forças Armadas para visitar aldeias de indígenas Yanomamis, que estariam isolados, passando fome e cercados por garimpeiros.
Deixe sua opinião: