Política

Sonho da vice indo embora: Ciro abre o jogo sobre a direita sem rumo no País

Senador critica falta de unidade entre conservadores enquanto Tarcísio de Freitas se afasta da disputa presidencial de 2026


KEBEC NOGUEIRA/ METRÓPOLES Sonho da vice indo embora: Ciro abre o jogo sobre a direita sem rumo no País
Ciro Nogueira

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) fez duras críticas à falta de articulação da direita brasileira em uma postagem nesta sexta-feira (26) no X (antigo Twitter). "Já passou dos limites a falta de bom senso na Direita — centro-direita, direita e extrema-direita. Ou nos unificamos, ou vamos desperdiçar outra eleição já vencida", escreveu. Para ele, a fragmentação do campo conservador só favorece o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Mesmo com nossas divergências, não podemos ser cabos eleitorais de Lula, do PT ou do PSOL. Não podemos fazer isso com o Brasil”, completou.

As declarações ocorrem em meio a um cenário de incerteza entre os partidos de direita. Segundo o colunista Gerson Camarotti, do g1, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), já informou a aliados que não pretende disputar a Presidência em 2026 — o que aprofunda a percepção de falta de liderança e coesão no campo conservador.

Tarcísio fora da disputa presidencial

Em conversas reservadas, Tarcísio tem reafirmado sua decisão de não entrar na corrida presidencial. A principal razão, segundo interlocutores, seria a desunião das forças conservadoras. Ele avalia que o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) contribuiu para aprofundar divisões ao apoiar articulações que resultaram em sanções dos EUA contra o Brasil — fato que, segundo aliados, fortaleceu Lula politicamente.

Tarcísio tem concentrado seus esforços na reeleição ao governo paulista. Avalia que depender do apoio da família Bolsonaro é arriscado, além de temer os custos políticos e pessoais de renunciar ao cargo até abril de 2026 para concorrer ao Planalto. Pessoas próximas afirmam que questões como a segurança familiar e a estabilidade pessoal também pesam em sua decisão.

Direita sem liderança definida

Com Tarcísio fora do cenário nacional e Jair Bolsonaro (PL) inelegível, ganha força o nome do governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD). Ele tem ampliado sua articulação política, aproximando-se do presidente do PSD, Gilberto Kassab, e costurando alianças com o objetivo de se consolidar como uma alternativa da direita para 2026.

Enquanto isso, as declarações de Ciro Nogueira escancaram a dificuldade do campo conservador em construir uma candidatura unificada. A fragmentação ameaça pulverizar votos e pode, mais uma vez, beneficiar a candidatura de Lula.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: