Saúde

Seid implanta conselho em Canto do Buriti

Seid implanta conselho em Canto do Buriti

  • domingo, 28 de fevereiro de 2016

Foto: GoogleA solenidade de instalação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência
A solenidade de instalação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência
A solenidade de instalação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Canto do Buriti aconteceu na sexta-feira (26), no Instituto Superior de Educação do Sul do Piauí (Isespi), naquela cidade. Paralela ao evento, foi realizada a capacitação de conselheiros com palestras educativas e a blitz educativa “Isso não tem vaga”.
O encontro foi uma iniciativa da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede-PI), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).
Participaram da solenidade, o Secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo; o Secretário de Estado da Justiça Daniel Oliveira; o Superintendente de Ensino da Secretaria de Estado da Educação e Cultura Carlos Alberto, que representou a Secretária Rejane Dias; o prefeito da cidade Marcos Nunes Chaves; a primeira dama e Secretária de Saúde, Regiane Chaves; vereadores do município, entre outras autoridades e a população da cidade.
Dando início ao evento, o secretário Mauro Eduardo falou da importância da implantação do conselho na cidade. “A instalação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Canto do Buriti é de muita valia para a comunidade. Isso porque as pessoas com deficiência devem ter seus direitos assistidos e adquiridos, pois toda política de inclusão obrigatoriamente deve passar pelo pleno do conselho. Assim, com o conselho os objetivos são atingidos com mais agilidade, além de ser um espaço para o debate que busca melhorias para a sociedade”, disse.
Durante a solenidade foi assinada a Lei de criação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e ocorreu a entrega de cartões do Passe Livre Intermunicipal e Cultura.
O evento contou com a palestra – Piauí Viver sem Limites. Palestrante: Mauro Eduardo, secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com deficiência; A Justiça e os Direitos da Pessoa com Deficiência – Secretaria de Estado da Justiça (Sejus); Informações sobre Zika vírus e microcefalia – combate ao mosquito Aedes aegypti – Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi); Prevenção de acidentes de trânsito – Escola Piauiense de Trânsito (EPT) - Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI); Palestra – A Importância da Política Municipal de Inclusão e os Conselhos de Direitos da Pessoa com Deficiência.
Aconteceu, também, a apresentação artística do cantor Rafael e da artista plástica Francinete da Silva, pessoas com deficiência que emocionaram o público presente.
O diretor do Hospital Areolino de Abreu de Teresina, Ralpf Webster, foi o primeiro palestrante e falou sobre Suicídio: Grande ocorrência no município de Canto do Buriti e relatos. Carlos Alberto, Superintendente de Ensino da Seduc falou sobre Educação Inclusiva e citou algumas melhorias para o nosso estado. “A Seduc não mede esforços junto à Seid, estamos trabalhando para a construção da primeira escola acessível, que irá melhorar e garantir uma educação de qualidade para o Piauí”, afirma o superintendente.
Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: