Secretários de Justiça indicam Chico Lucas para comando estratégico do MJ
O nome dele chegou a ser cogitado, na semana passada, para o comando do próprio Ministério da Justiça
Antes de Lula definir o próximo ministro da Justiça, secretários de Segurança Pública já indicaram um favorito para chefiar a Senasp. O nome mais citado é o do advogado Francisco Lucas Costa Veloso, secretário do Piauí, bem avaliado pela gestão tecnológica e pela relação com policiais.
O que aconteceu
Embora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não tenha decidido quem assumirá o Ministério da Justiça, secretários de Segurança Pública de diferentes estados passaram a articular um nome para comandar a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), principal estrutura da pasta.
De acordo com apuração da coluna, o favorito é o advogado Francisco Lucas Costa Veloso, atual secretário de Segurança do Piauí. Próximo ao PT, ele é conhecido como Chico e tem recebido avaliações positivas pela condução de projetos com foco em tecnologia à frente da pasta estadual.
Além do desempenho técnico, Costa Veloso também se destaca pela boa aceitação entre policiais, um diferencial raro entre quadros ligados ao partido. Integrantes do PT afirmam que ele aceitaria o convite caso fosse chamado por Lula.
O nome do secretário piauiense chegou a ser cogitado, na semana passada, para o comando do próprio Ministério da Justiça.
Nos últimos dias, porém, ganhou força a possibilidade de o jurista e ex-ministro Wellington Lima assumir o ministério, passando a ser apontado como favorito para o cargo.
Deixe sua opinião: