Rodrigo Bocardi é demitido da Globo após polêmicas éticas
Sua carreira na emissora durou 26 anos

A TV Globo anunciou na noite desta quinta-feira (30) a demissão do jornalista Rodrigo Bocardi, que era o apresentador do Bom Dia São Paulo. Em comunicado à imprensa, a emissora informou que Bocardi foi desligado por “descumprir normas éticas do jornalismo” da casa. No entanto, a Globo não divulgou o motivo específico para a decisão.
A partir de sexta-feira (31), a jornalista Sabina Simonato assumirá temporariamente a apresentação do telejornal. Sabina já exercia a função de coapresentadora do Bom Dia São Paulo e substituía Bocardi durante suas férias. Além disso, a partir do dia 1º de fevereiro, ela estreará na apresentação do Bom Dia Sábado, ao lado de Marcelo Pereira, função que ela conciliará com o comando do telejornal matinal.
A emissora divulgou em nota: “A partir de amanhã, dia 31, a jornalista Sabina Simonato apresentará o Bom Dia São Paulo. Sabina, que estreará à frente do novo telejornal Bom Dia Sábado, ao lado de Marcelo Pereira, neste sábado, dia 1º de fevereiro, vai ancorar o Bom Dia São Paulo interinamente.”
Rodrigo Bocardi, de 49 anos, estava na Globo desde 1999 e, desde 2013, comandava o Bom Dia São Paulo. Sua saída ocorre após uma carreira marcada por diversas polêmicas, incluindo acusações de racismo e machismo. A emissora justificou a demissão pelo descumprimento das normas éticas, mas não forneceu detalhes adicionais. A Globo também ressaltou que “não comenta decisões de compliance”.
Entre os episódios controversos da carreira de Bocardi, destaca-se uma crítica pública a uma entrevistada em 2019, quando ela defendia a instalação de cancelas para restringir o acesso a bairros de São Paulo. A fala da mulher, que classificou como sendo para “pessoas de categoria”, gerou uma resposta irônica do jornalista, o que causou repercussão nas redes sociais.
Outros momentos polêmicos incluem respostas irônicas a críticas no Twitter, como quando respondeu a um seguidor sugerindo que fizesse o jornal de forma silenciosa, e também quando foi acusado de machismo ao vivo, ao comentar sobre o comportamento de uma capivara. Em 2020, uma acusação de racismo surgiu após Bocardi questionar se um atleta negro seria gandula de tênis, o que gerou protestos nas redes sociais.
A decisão de demissão de Bocardi também gerou especulações, especialmente relacionadas a um evento de aniversário de um político em Mongaguá, São Paulo. O jornalista foi fotografado ao lado do prefeito eleito da cidade, Paulo Wiazowski Filho (PP), o Paulinho, em uma comemoração que repercutiu nas redes sociais. A imagem foi compartilhada logo após as eleições municipais de 2024, e alguns apontaram o episódio como possível motivo para a saída de Bocardi.
Rodrigo Bocardi, durante sua trajetória na Globo, trabalhou como repórter, apresentador e correspondente em Nova York, além de integrar o time do Jornal Nacional. Sua carreira na emissora durou 26 anos.
Deixe sua opinião: