Rayssa Leal, a Fadinha, é prata no skate nas Olimpíadas
Maranhense de 13 anos faz grande prova, e é superada apenas por japonesa da mesma idade, Momiji Nishiya

GE - Enquanto toda a arquibancada se calava no Complexo Ariake, Rayssa Leal dançava. Ao lado da amiga Margielyn Didal, das Filipinas, parecia não se importar com o que acontecia à volta mesmo antes da manobra que poderia definir seu futuro. Ali, o circuito montado em Tóquio não se mostrou assim tão diferente da pista de Imperatriz, no Maranhão. Ao ignorar qualquer pressão, a menina de 13 anos fez história: conquistou prata e garantiu a segunda medalha para o skate street nas Olimpíadas de Tóquio, repetindo o resultado de Kelvin Hoefler no domingo.
Rayssa é a atleta mais jovem da história do Brasil a subir ao pódio em Olimpíadas. Aos 13 anos e 203 dias, bateu de longe o recorde de Rosângela Santos, bronze em Pequim 2008 com 17 anos no 4x100m do atletismo. Fadinha é, também, a mais jovem brasileira a participar dos Jogos. A marca anterior era de Talita Rodrigues, nadadora que foi finalista no 4x100m livre em 1948, nos Jogos de Londres. Na ocasião, tinha 13 anos e 347 dias.

- Eu estou muito feliz, porque pude representar todas as meninas, a Pâmela e a Letícia, que não se classificaram, todas as meninas do skate e do Brasil. Poder realizar meu sonho de estar aqui e ganhar uma medalha é muito gratificante. Meu sonho e sonho dos meus pais - disse a jovem skatista.
O ouro ficou com a japonesa Momiji Nishiya, também de 13 anos, cinco meses mais velha que Rayssa. A skatista somou 15,26 na final, à frente dos 14,64 da brasileira. A também japonesa Funa Nakayama completou a dobradinha da casa no pódio, com 14,49.

"Fadinismo"
Não tinha como ser diferente: com toda espontaneidade de uma adolescente de 13 anos e com o (super) talento de uma medalhista olímpica, Rayssa Leal virou a sensação nas redes sociais na madrugada desta segunda-feira (tarde em Tóquio). A maranhense conquistou o Brasil e foi "o" assunto na internet durante toda competição de skate street feminino, ganhando, inclusive, a torcida de famosos – de dentro e fora da comunidade dos esportes.
O esporte é um dos pilares deste país e precisamos investir no esporte pois ele tem a capacidade de salvar muitas vidas. Honra ter uma @Rayssa_Leal_Sk8 provando que o esporte é vida e nos traz alegria! Muito emocionado.
— GIL DO VIGOR (@GilDoVigor) July 26, 2021
Eu vendo essa criança de 13 anos ganhando medalha de prata só fico pensando que merda de país que não investe no esporte. Olha essa fera, esse talento! Quantas Rayssas existem por aí que só precisavam de uma oportunidade, um investimento… VOA GAROTA! ❤️
— Camilla de Lucas (@camilladelucas) July 26, 2021
O estagiário empolgou com a @Rayssa_Leal_Sk8 e amanhã mesmo já começa a praticar com o skate! ????#Tokyo2020 #VascoDaGama pic.twitter.com/qqIr8ZN770
— Vasco da Gama (@VascodaGama) July 26, 2021
Obrigada @Rayssa_Leal_Sk8 por me fazer chorar de emoção !!!! Uma fada de verdade, com garra, foco, graça e muito muito talento #Tokyo2020 pic.twitter.com/BVkUoCY1Nv
— Preta Gil (@PretaGil) July 26, 2021
O futuro é hoje, e é maranhense, da nossa terra. Rayssa Leal, um sorriso, um sonho, a realização. É pra sempre #Tokyo2020 pic.twitter.com/xHNPKFcp2D
— Sampaio Corrêa FC (@sampaiocorrea) July 26, 2021
Prezada @Rayssa_Leal_Sk8
— Felipe Neto (@felipeneto) July 26, 2021
Você é LENDA!!!
Você é HISTÓRICA!!!
Seu nome está escrito para sempre na história do esporte e do Brasil.
Obrigado, Rayssa! Obrigado! Parabéns! Obrigado!
Nós te amamos!!!
É PRATA!!! pic.twitter.com/5Nt6gWquLf

Deixe sua opinião: