Rafael Fonteles celebra um ano de Pacto pelas Crianças
Durante a solenidade, o governador anunciou a criação de mais três unidades do Lar, em Parnaíba, Picos e Floriano
Um dia em São Paulo, outro já no Piauí, o governador Rafael Fonteles (PT), e a primeira-dama, Isabel Fonteles comandaram a solenidade em comemoração ao primeiro ano do Programa Pacto pelas Crianças no Piauí, que aconteceu nesta quinta-feira (25).
Coordenado por Isabel, o programa envolve as Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação e foi destacada pelo Chefe do Palácio de Karnak.
“Essa política da primeira infância que integra ações de várias secretarias, especialmente, busca se integrar com os municípios, na verdade, tem a missão principal da atenção primária de saúde, da pré-escola, da assistência social, portanto, essa integração com os municípios é que é o grande pilar para garantir de fato uma atenção especial do poder público a essa fase da vida” afirmou Fonteles.
Durante a ocasião, o governador Rafael Fonteles participou da abertura do Seminário Estadual da Primeira Infância, que enfatizou os princípios, diretrizes, objetivos e eixos estratégicos que deram norte ao Plano Estadual da Primeira Infância.
Além disso, será inaugurada uma brinquedocreche na Maternidade Dona Evangelina Rosa. O espaço, construído através das Secretarias da Saúde e Educação é um local lúdico para crianças menores de seis anos que estejam em atendimento ou acompanhando famílias. O projeto prevê a construção de mais quatro brinquedocreches em espaços públicos com investimento de R$ 15.000 cada.
Entre ações do Pacto pelas Crianças, destaca-se a Carretinha da Saúde, que percorre os municípios piauienses levando consultas, exames e atendimentos odontológicos e oftalmológico. Em um ano, já foram mais de 10.200 atendimentos, além de 700 óculos entregues. A carretinha também é responsável por ampliar a cobertura vacinal em crianças entre 0 a 6 anos e passou de 70 para 84%.
A ação também contou com o anúncio do governador de que o Lar da Criança deixará de existir apenas em Teresina e será construído também em Parnaíba, Picos e Floriano.
Deixe sua opinião: