Rafael anuncia concursos nas polícias Civil e Militar, PGE e mais
"Em breve, haverá notícias sobre os editais”, disse o governador

O governador Rafael Fonteles anunciou, nesta segunda-feira (17), que o Piauí realizará diversos concursos públicos ao longo deste ano. Serão abertas vagas em várias secretarias, incluindo Educação, Fazenda, Saúde, Polícia Militar, Polícia Civil e Procuradoria-Geral do Estado (PGE).
"Este pode ser o ano com o maior número de concursos da história do Piauí. Só na Secretaria de Educação, serão 4 mil vagas para professores efetivos, sendo 2 mil imediatas e 2 mil para cadastro de reserva", afirmou o governador. Ele acrescentou que, na Secretaria da Fazenda (Sefaz), também haverá oportunidades para os cargos de auditor, analista, auditor governamental e agente tributário.
"O processo de contratação da banca organizadora do concurso já está em andamento nas secretarias. Em breve, teremos mais informações sobre os editais", completou Rafael Fonteles.
Investimentos em diversas áreas
O governador também destacou os investimentos feitos pelo Piauí para melhorar a qualidade de vida da população, com ênfase em áreas como educação, infraestrutura, segurança pública, saúde e transição energética.
Educação
Em relação à educação, Rafael Fonteles confirmou que todas as escolas de ensino médio do estado serão reformadas até o final de seu mandato, em dezembro de 2026. "Estamos avançando bastante. Hoje, cerca de 70% das unidades escolares da rede estadual do Piauí já estão climatizadas, com quadra poliesportiva e reformas realizadas. Até o fim do próximo ano, 100% das escolas terão o novo padrão de infraestrutura", garantiu o governador.
Rodovias
No campo da infraestrutura, o governador destacou que os investimentos feitos nos últimos anos permitiram que 90% da malha rodoviária do Piauí fosse considerada boa ou ótima, a melhor entre os estados da região Norte e Nordeste. "Nosso objetivo é ter a melhor malha rodoviária do Brasil e já estamos anunciando investimentos para recuperar os 10% restantes das estradas que ainda estão em condições ruins", explicou.
Segurança pública
Sobre segurança pública, Rafael Fonteles mencionou a queda na criminalidade no estado, com redução superior a 20% nos casos de latrocínio entre 2022 e 2025, diminuição de mais de 50% nos roubos de celulares nos últimos dois anos e uma queda superior a 20% nos roubos de veículos em 2025, comparado ao início de 2024. Ele também anunciou o lançamento do Pacto pela Ordem, uma iniciativa que visa reforçar as operações integradas de segurança pública para garantir a prisão de membros de facções criminosas.
Além disso, o governador falou sobre a produção de hidrogênio verde no Piauí, a inauguração da primeira fase do Porto Piauí, prevista para este semestre, e a capacidade de investimento do estado, que atualmente representa 17% da receita corrente líquida.
Deixe sua opinião: