Eleições 2024

Quem ganhou o debate da Globo em SP?

Último encontro entre candidatos à prefeitura de São Paulo contou com um formato que permitiu o embate na maior parte do tempo


Reprodução Quem ganhou o debate da Globo em SP?
Guilherme Boulos e Ricardo Nunes

No último debate antes do segundo turno em São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL) superou Ricardo Nunes, embora a vitória não tenha sido tão contundente quanto no debate da Band. Desta vez, foi uma vitória por pontos, mas ainda assim, significativa, especialmente no primeiro bloco, que atrai mais a atenção do público, incluindo os indecisos.

Com liberdade para circular pelo cenário, Boulos demonstrou um forte domínio de palco, utilizando o mapa central de maneira estratégica e se posicionando bem. Nunes, por sua vez, apresentou uma desenvoltura maior do que em debates anteriores, tentando manter distância em relação a Boulos.

O prefeito tentou explorar o tema da segurança pública, questionando Boulos sobre suas posições em relação ao aumento de penas. No entanto, Boulos respondeu de forma eficaz, trazendo à tona as críticas sobre a privatização dos serviços funerários em São Paulo, um tema sensível para muitos cidadãos. Nunes também foi desafiado sobre uma declaração anterior sobre crianças brincando à noite na Praça da Sé.

No segundo bloco, Boulos começou forte ao abordar a saúde, destacando as falhas nos serviços. No entanto, Nunes se destacou no tema que escolheu, trabalho, ao falar sobre seu programa Meu Trampo e iniciativas voltadas para jovens e startups, um público que, segundo as pesquisas, havia se inclinado a favor de Pablo Marçal no primeiro turno.

No terceiro bloco, Boulos tocou na corrupção e nas denúncias que cercam a prefeitura, desafiando Nunes a abrir seu sigilo bancário, mas o prefeito evitou a questão novamente.

O debate culminou com o tema da moradia, onde Boulos destacou as dificuldades enfrentadas pela população em situação de rua, um ponto onde Nunes teve dificuldade em justificar suas ações.

Embora o prefeito tenha tido seus momentos, a maioria do debate viu Boulos como o mais ativo, trazendo dados que frequentemente contrastavam com a realidade nas ruas. O impacto real do debate será visível nas repercussões posteriores, mas assim como no futebol, Boulos apresentou os chamados lances mais "plásticos". Agora, resta saber se isso será suficiente para uma reviravolta nas eleições de domingo (25).

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: