Quem é quem na fidelidade a Bolsonaro
Dos 24 partidos que hoje têm representação na Câmara dos Deputados, 12 são aliados fiéis de Jair Bolsonaro

Dos 24 partidos que hoje têm representação na Câmara dos Deputados, 12 são aliados fiéis de Jair Bolsonaro. Os deputados dessas legendas votaram de acordo com a orientação do líder do governo em 90% das votações nominais da Casa. Com isso, o presidente tem na Câmara 318 parlamentares filiados a partidos muito próximos de seu governo.
Estão neste grupo: PSL, Patriota, DEM, PSC, Novo, PSDB, MDB, PP, Republicanos, PL, PSD e PTB.
Os dados são derivados do índice de governismo dos parlamentares, a mais nova funcionalidade da ferramenta Radar do Congresso, plataforma de dados do Congresso em Foco. O levantamento leva em conta 347 votações nominais realizadas entre fevereiro de 2019 e fevereiro de 2020, na Câmara. Já no Senado, foram avaliadas 230 votações nominais realizadas entre fevereiro de 2019 e setembro de 2020.
Além desses aliados fiéis, Bolsonaro tem ainda outros seis partidos que têm taxa de alinhamento ao governo superior a 50%. Ou seja, votam mais com o governo que com a oposição. Esse grupo é composto por 52 deputados que integram os seguintes partidos: Solidariedade, Cidadania, Podemos, Pros, Avante e PV.
Por fim, há um conjunto de seis partidos cujas votações em plenário expressam oposição ao governo: PDT, PSB, Rede, PCdoB, PT e Psol somam 131 deputados.
Com informações Congresso em Foco
Deixe sua opinião: