Saúde

Quem é Nísia Trindade, a primeira mulher a assumir o Ministério da Saúde

Pela primeira vez uma mulher será ministra da Saúde na história do Brasil, a escolhida é Nísia Andrade


Foto: ReproduçãoNísia Trindade
Nísia Trindade

A reportagem da revista Fórum apurou e confirmou que, pela primeira vez na história do Brasil o Ministério da Saúde será comandado por uma mulher, no caso, pela socióloga Nísia Trindade Lima. 

Nísia Trindade é doutora em Sociologia (1997), mestra em Ciência Política (1989), pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj - atual Iesp), e graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/ 1980). 

A tese de doutorado de Nísia Trindade, cujo título é "Um sertão chamado Brasil", conquistou o prêmio de Melhor Tese de Doutorado em Sociologia no Iuperj.

A pesquisadora está na presidência da Fiocruz desde 2017, atualmente, ela cumpre o segundo mandato. Também já foi diretora da Casa Oswaldo Cruz (1988-2005), unidade da instituição voltada para a pesquisa e memória em Ciências Sociais, história e saúde.  
A futura ministra da Saúde também participou da elaboração do Museu da Vida, que hoje é um dos museus mais premiados do Brasil. 

Carreira acadêmica 

Nísia é pesquisadora de produtividade de nível superior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Sua produção teórica possui reconhecimento por aprofundar o diálogo entre a ciência e a sociedade.

A produção de Nísia Trindade é apontada como referência na área do pensamento social brasileiro, história das ciências e saúde pública. 

Também possui experiência como docência e aturou na orientação de gerações de estudantes em todos os níveis de formação: do ensino básico ao pós-doutorado na UERJ e na Fiocruz.

Com informações da Forum

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: