Política

Pura má fé: Osmar Terra divulga deepfake sobre taxas: "Imposto do cachorrinho de estimação"

Ele usou imagem de Fernando Haddad com auxílio da IA


Pura má fé: Osmar Terra divulga deepfake sobre taxas: "Imposto do cachorrinho de estimação"
Osmar Terra e Fernando Haddad

O ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL) e atual deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) divulgou, nesta quinta-feira (9), um vídeo deepfake do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O material, gerado através de inteligência artificial, contém informações falsas sobre supostas novas taxações que estariam sendo discutidas pelo governo federal.

Na publicação feita na rede social X, Osmar Terra cinicamente escreveu: "Isso é verdadeiro? Ou é fake feito com inteligência artificial? É tão absurdo o que o Haddad está falando que prefiro acreditar ser fake….”

No vídeo manipulado, a imagem de Haddad aparece dizendo que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende implementar diversas novas taxações:

"Neste ano teremos imposto do cachorrinho de estimação. Se ele é da família, temos que arrecadar sobre ele também. É justo. Imposto pré-natal. Ficou grávida já tem que começar a pagar imposto para o hospital. Imposto das bets. Se perdeu, o prejuízo é seu, se ganhar o lucro é nosso. Mas é tudo para o bem do brasileiro, o nosso povo gosta de um imposto novo também né, todo mundo sabe. Imposto e Big Brother é a nossa paixão", diz o deepfake.

O que é deepfake

Deepfake é uma técnica de inteligência artificial que permite criar conteúdos falsos, manipulando fotos, vídeos e áudios usando a tecnologia de redes neurais generativas.

OBS: o pensarpiaui não divulga o vídeo porque é justamente isso que desejam Osmar Terra e os outros bolsonaristas

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: