Piauí terá ação integrada com Marinha do Brasil para combater tráfico no litoral
A informação foi divulgada pelo secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas
O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, anunciou que o Piauí irá trabalhar em parceria com a Marinha do Brasil no combate à comercialização de drogas e de produtos ilegais que têm como rota o litoral do Estado.
“Parnaíba é um polo de desenvolvimento, onde existe uma grande circulação de pessoas, infelizmente, quando existe desenvolvimento, há um crescimento da criminalidade. Por esse motivo estamos discutindo com a Marinha ações de combate. Com a chegada do Porto de Luís Correia, a Marinha terá que reforçar a segurança na região e a Secretaria de Segurança Pública irá atuar de forma integrada. Devemos ressaltar que o Ministério da Justiça tem dado todas as condições e o aporte financeiro necessário”, disse o secretário.
Entrega Viaturas
O Secretário de Segurança falou sobre a importância da entrega de 13 veículos especiais para transporte de corpos, para o Instituto de Medicina Legal (IML). As 13 unidades são provenientes de recursos do fundo de Segurança Pública, no valor total de R$ 3.931.850,00 (três milhões novecentos e trinta e um mil oitocentos e cinquenta reais).
“Esses veículos são necessários para garantir a segurança pública, na semana passada entregamos os carros “tumba” e estamos distribuindo para os municípios do interior do estado. Essas ações irão garantir mais dignidade para a população piauiense”, disse Chico Lucas.
O Secretário ainda destacou que até o final deste ano, 600 novas viaturas serão entregues para a Polícia Militar do Piauí, com o objetivo de garantir mais segurança na capital e no interior do estado, além da aquisição de radiocomunicadores que irão permitir um trabalho mais rápido e eficiente. O aumento do efetivo de policiais militares, civis e bombeiros aprovados nos últimos concursos também foram ressaltados.
Combate à Organizações Criminosa
Chico Lucas afirmou que o combate ao crime organizado é uma das principais atividades da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, ressaltando a criação de delegacias especializadas e o trabalho realizado pelo Departamento de Repressão às Ações Organizadas (DRACO), em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público e Tribunal de Justiça do Piauí. “O foco é prender aquelas pessoas que cometem crimes de forma reiterada, como tráfico de drogas, furto, roubo e homicídios. Com a realização dessas operações integradas, temos conseguido reduzir o número de homicídios na capital e o número de crimes violentos patrimoniais”, disse.
Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco
De acordo com Chico Lucas, o trabalho do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, visa garantir que todos os cidadãos piauienses tenham acesso à Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) e aos serviços do Gov.PI.
“Era um serviço que deixava a desejar, e a partir da sua criação, conseguimos ampliar o serviço e descentralizar o mesmo tanto na capital como também no interior. A ideia do Governador é tornar o Piauí o estado mais digital e o IIDFP está dentro dessa política pensada para prestar esse serviço de forma satisfatória em todo o território piauiense”, finalizou.
Com informações da Ascom
Deixe sua opinião: