Segurança Pública

Piauí lidera Norte e Nordeste com menor taxa de homicídios

No ranking nacional, o Piauí alcançou a 9ª menor taxa de homicídios do Brasil


Reprodução Piauí lidera Norte e Nordeste com menor taxa de homicídios
Secretário de Segurança, Chico Lucas

O estado do Piauí alcançou a menor taxa de homicídios das regiões Norte e Nordeste em 2023, conforme dados do Atlas da Violência 2025, divulgado nesta segunda-feira (12) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Em comparação com 2022, o número de homicídios caiu 8%, resultado atribuído ao fortalecimento de políticas públicas de prevenção, inteligência e gestão estratégica na segurança.

No cenário nacional, o Piauí ocupou a 9ª posição entre os estados com as menores taxas de homicídios. O desempenho também foi expressivo entre os jovens de 15 a 29 anos, com uma queda de 21,5% nos homicídios — o segundo maior recuo do país nessa faixa etária, que representa 47,8% das vítimas de homicídio no Brasil.

Outro dado relevante foi a taxa de homicídios de crianças de 0 a 4 anos. O Piauí registrou a segunda menor do país, com 0,40 homicídios por 100 mil habitantes. O estado também se destacou na redução de homicídios ocultos (mortes violentas por causas indeterminadas), com uma queda de 72,7%, figurando entre os oito estados com melhor desempenho na qualificação das informações.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, esses avanços são fruto de uma atuação integrada com a Secretaria de Saúde, que aperfeiçoou a troca de dados entre os sistemas do Ministério da Saúde (SIM) e os registros policiais. Essa integração contribuiu para a maior confiabilidade dos dados e eficiência no monitoramento da violência.

“O Piauí está no caminho certo, com uma política de segurança baseada em tecnologia, integração institucional e inteligência. Os resultados são consistentes e mostram que estamos colocando a vida no centro das nossas ações”, afirmou o secretário Chico Lucas.

No panorama nacional, o Atlas da Violência apontou que o Brasil registrou 45.747 homicídios em 2023 — o menor número dos últimos 11 anos —, com uma taxa de 21,2 homicídios por 100 mil habitantes.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: