Meio Ambiente

Piauí e mais 19 estados em alerta para tempestades neste fim de semana

De acordo com o órgão, os próximos dias serão de chuvas isoladas, trovoadas e risco de ventos fortes em quase todo o país


SEDEST/IAT Piauí e mais 19 estados em alerta para tempestades neste fim de semana
Alerta de chuva

O Piauí é um dos estados que entra na lista de alerta para chuvas intensas neste final de semana, conforme divulgou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em aviso publicado na quinta-feira (7/11), o Inmet indicou que chuvas fortes e tempestades podem afetar diversas regiões do Brasil, com destaque para o Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. O alerta é válido para 20 estados, incluindo o Piauí, que enfrenta o risco de precipitações significativas e ventos fortes nos próximos dias.

A previsão é que a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) atue novamente sobre o país, gerando chuvas prolongadas que podem causar transtornos como alagamentos, queda de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica. O Piauí, junto com outros estados como Amazonas, Acre, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pará, Bahia, Maranhão e Rio Grande do Sul, está sob alerta amarelo, que indica risco moderado. Nesse nível de alerta, a previsão é de chuvas entre 50 mm por dia e ventos que podem atingir até 60 km/h.

Em outras áreas do Brasil, o alerta é mais grave. O Inmet emitiu alerta laranja, que indica risco alto, para regiões de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e o Distrito Federal. Nessas áreas, a previsão é de chuvas que podem chegar a 100 mm/dia, com ventos de até 100 km/h, além de risco de alagamentos, quedas de árvores e problemas no fornecimento de energia elétrica.

Além disso, há um aviso para a intensificação dos ventos costeiros no litoral do Rio Grande do Sul, o que pode provocar movimentação de dunas de areia e afetar construções na orla.

Diante dessa previsão, a Defesa Civil alerta que a população de áreas afetadas deve tomar precauções, evitando locais expostos a quedas de árvores e inundações. Também é importante acompanhar os alertas meteorológicos, pois tempestades e ventos fortes podem ocorrer com maior intensidade nesta sexta-feira (8/11) e no sábado (9/11).

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: