Economia

Piauí apresenta menor taxa de desocupação profissional prolongada

Estado tem 7% de sua população nestas condições, de acordo com estudo do Centro de Liderança Pública.


Reprodução Piauí apresenta menor taxa de desocupação profissional prolongada
Piauí registra saldo positivo de 1.715 empregos em julho

Estudo publicado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) coloca o Piauí como o ente federativo com a menor taxa de desocupação profissional de longo prazo. O conceito analisa pessoas que estão desempregadas ou procurando emprego há mais de dois anos em relação ao total de pessoas desempregadas no estado e o Piauí apresenta apenas 7% de sua população nestas condições.

O estudo foi publicado na última quinta-feira (21) e os números apresentados compõem o Ranking de Competitividade dos Municípios 2024, também apresentado pelo CLP. Veja o ranking completo:

O estudo classifica o estado com o 7º com maior potencial de mercado (4 acima em relação à 2023), 20º em Educação (2 lugares acima), 13º em Solidez Fiscal (também duas posições acima), 20º em sustentabilidade social, 21º em infraestrutura

Na colocação geral, porém, o Piauí aparece na 20ª colocação geral no Brasil, duas acima em relação à 2023 e tem alguns desafios para os próximos anos. O estado caiu duas posições em inovação e agora ocupa o 25º lugar em inovação, o 23º em capital humano, 22º em segurança pública e 22º sustentabilidade ambiental.

Todos estes desafios foram pauta do Pactos pelo Piauí, um compromisso dos Executivos Federal, Estadual e Municipais para alavancar o estado à 7ª economia do Brasil. Os 214 futuros gestores municipais presentes no evento, assinaram uma carta-compromisso que será ratificada a partir da posse, em janeiro.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: