Saúde

Piauí amplia campanha de vacinação contra a Influenza para a população em geral

Agora a população a partir de seis meses de idade pode ser vacinada

  • segunda-feira, 5 de julho de 2021

Foto: SesapiVacina contra a Influenza
Vacina contra a Influenza

O Ministério da Saúde ampliou a campanha de vacinação de contra a Influenza para toda a população a partir de 06 meses de idade, além disso, a campanha também foi prorrogada, com duração até quando o imunizante estiver disponível para a população nos estoques dos serviços de saúde. 

A medida foi tomada para ampliar a cobertura vacinal da 23° Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que apresentava resultados abaixo do esperado. A campanha iniciou no dia 12 de abril de 2021 e tinha data de término para o dia 9 de julho do mesmo ano, com estimativa de vacinar 79,7 milhões de pessoas que se enquadrassem nos grupos prioritários. No entanto, a campanha até o dia 28 de junho de 2021 apenas atingiu a cobertura vacinal de 37,9 % do quantitativo estimado para o final da campanha.

Cristiane Moura Fé, diretora de vigilância em saúde da Sesapi, explica que a orientação já foi repassada aos municípios, para ampliar a cobertura vacinal o mais rápido possível. “A Secretaria de Estado da Saúde, de acordo com orientação do Ministério da Saúde, repassou aos municípios do Piauí essa orientação de ampliação da campanha de vacinação contra a Influenza. O estado atingiu uma cobertura de 48,8% dos grupos iniciais da campanha e agora com a abertura da vacinação a partir dos piauienses com seis meses de idade esperamos aumentar essa cobertura vacinal”, aponta a coordenadora.

O secretário Florentino Neto reforça que é essencial que a população procure pelo imunizante, ainda mais agora que a campanha será aberta para todos a partir dos seis meses de idade. ”As vacinas são essenciais para melhorar a saúde de nosso povo, vacinas salvam vidas, além de reduzir o adoecimento da população, o que reflete em um sistema de saúde menos sobrecarregado e com maior capacidade resolutiva para as demandas da população que precisarem dos seus serviços. Precisamos tornar o ato de se vacinar algo comum na rotina”, afirma o gestor.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) vai vacinar a população em geral contra a influenza (gripe) a partir da próxima segunda-feira (12). Até a próxima sexta-feira (9), a FMS segue a vacinação dos grupos prioritários.

A coordenadora da vacina contra a influenza, Adriana Sávia, informa que a vacina está disponível em 70 Unidades Básicas de Saúde, incluindo as zonas urbana e rural. “Esta semana será feito o trabalho de busca ativa, com os agentes comunitárias de saúde, para tentarmos atingir o máximo do percentual dos grupos prioritários”, adianta. As pessoas que tomaram a vacina da Covid podem se vacinar contra a gripe no 15º dia após ser imunizada contra o novo coronavírus.

A necessidade das pessoas se vacinarem contra a gripe é destacada pela diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba. “Essa vacina tem contribuído para a saúde das pessoas porque imuniza contra três vírus e tem eficácia comprovada com a redução de casos graves que evoluem para pneumonia viral e outras doenças. Essa é uma boa oportunidade para toda a população se vacinar contra a gripe”, diz. 
 

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: