Segurança Pública

PCC planejava matar promotor e coordenador de presídios em SP

Ação integrada da Polícia Civil, MP e Polícia Penal identifica célula do PCC e apreende materiais que podem revelar fase de execução do ataque.

  • sexta-feira, 24 de outubro de 2025
  • Admin

Carol Jacob / Alesp PCC planejava matar promotor e coordenador de presídios em SP
Promotor Lincoln Gakyia, da Promotoria de São Paulo, era um dos alvos para ser morto pelo PCC

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) e a Polícia Civil deflagraram nesta sexta-feira (24/10) a Operação Recon, voltada contra integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) suspeitos de planejar o assassinato do promotor Lincoln Gakiya e do coordenador de presídios Roberto Medina, responsável por unidades prisionais da região oeste do estado.

Ao todo, estão sendo cumpridos 25 mandados de busca e apreensão em cidades do interior paulista: Presidente Prudente (11), Álvares Machado (6), Martinópolis (2), Pirapozinho (2), Presidente Venceslau (2), Presidente Bernardes (1) e Santo Anastácio (1). Segundo o MPSP, as investigações identificaram uma célula do crime organizada e altamente disciplinada, dedicada a monitorar detalhadamente a rotina das autoridades e de seus familiares para planejar atentados. Cada integrante tinha funções específicas dentro de um esquema compartimentado, sem acesso ao plano completo, dificultando a detecção da trama.

De acordo com a Promotoria, os criminosos já haviam identificado, monitorado e mapeado os hábitos diários dos alvos, demonstrando o grau de ousadia e periculosidade da organização. A operação conseguiu identificar os suspeitos envolvidos na fase de reconhecimento e vigilância, além de apreender materiais e equipamentos que serão submetidos à perícia, podendo levar à descoberta dos responsáveis pela fase de execução do ataque.

A ação foi conduzida de forma integrada pelos setores de inteligência da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e pelo MPSP, garantindo que o plano fosse descoberto e frustrado antes de ser colocado em prática. As buscas realizadas devem fornecer elementos de prova que subsidiarão as próximas fases da investigação, incluindo a identificação de outros participantes e o mapeamento completo da cadeia de comando da organização criminosa.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: