Ônibus com excesso de passageiros foram notificados hoje
Ao todo 27 veículos do transporte público foram notificados pela Strans

Um total de 27 ônibus do serviço de transporte público de Teresina foram notificados nesta segunda-feira, 31, por descumprirem o decreto 20.027, que determina a circulação apenas de passageiros sentados e o uso de máscara. As notificações foram feitas durante fiscalização realizada por equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e da Guarda Civil em quatro pontos da cidade, entre 6h e 8h30, horário de grande movimentação de usuários.
As equipes de fiscalização estiveram nos quatro corredores onde mais circulam linhas que fazem ligações entre zonas da cidade. As equipes se dividiram entre a Estação Universal, na Avenida João XXIII; Estação Justiça Federal, na Avenida Miguel Rosa; Estação Tabuleta, na Avenida Barão de Gurgueia e no abrigo de passageiros do Instituto de Educação Antonino Freire, na Rui Barbosa.
O trabalho de vistoria das linhas será feito de forma permanente, de segunda a sexta-feira, entre 6h e 8h30 da manhã, sempre no horário de pico. Os pontos das vistorias podem variar conforme as determinações da Diretoria de Transportes Públicos da Strans.
O gerente de fiscalização da Strans, Pedro Moura, explica que os fiscais são responsáveis por registrar as linhas que apresentam irregularidades. “Ao verificarmos alguma irregularidade, fotografamos a parte frontal do veículo e registramos a linha e o número do ônibus em nosso relatório. Tudo é repassado para a Diretoria de Transportes Públicos, responsável por notificar a empresa que está atuando irregularmente”, esclarece Moura.
O coronel John Feitosa, comandante da Guarda Civil Municipal de Teresina, pontua que o trabalho da Guarda tem sido um reforço para o trabalho dos fiscais, que muitas vezes lidam com resistência dos operadores e passageiros durante as paradas. “A Guarda está nesse trabalho para auxiliar, principalmente durante as abordagens. Durante a fiscalização, estamos observando se as pessoas estão sendo transportadas com a segurança necessária do ponto de vista daquilo que está previsto no decreto e se o ônibus não apresenta a lotação acima da permitida”, reforça.
A aposentada Alice Vieira, 63, estava aguardando um ônibus para ir até o Centro da cidade e disse concordar com as ações de fiscalização. “Faço parte do grupo de risco e sou usuária do transporte público, quero me deslocar com segurança. É importante que a população também faça sua parte e colabore com as determinações. Muita gente tem se deslocado sem necessidade”, disse.
Deixe sua opinião: