Outros Temas

Oficina de prioridades para pesquisa em agricultura familiar é realizada na sede da Fapepi

Oficina de prioridades para pesquisa em agricultura familiar é realizada na sede da Fapepi

  • segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Com o intuito de apresentar diretrizes governamentais, discutir alternativas para a pesquisa científica no âmbito da agricultura familiar para a formulação de um edital específico, foi realizada, durante a manhã desta quinta-feira (25), na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), a Oficina de Prioridades para Pesquisa em Agricultura Familiar no Piauí.
Estiveram presentes representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), pesquisadores das instituições públicas de ensino e pesquisa do Piauí, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet), da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e sociais do Piauí (Cepro).
Para o presidente da Fapepi, Francisco Guedes, “é fundamental a Fundação estar em parceria com a SDR, realizando esse evento. É preciso eleger as prioridades, infelizmente não podemos financiar tudo, então estamos aqui para planejar e definir as linhas a serem especificadas futuramente no edital”.
Entre outros objetivos da Oficina, está à coleta de informações que possam fornecer a base para estudos voltados a geração de produtos e processos de impacto social e econômico.
Na oportunidade, o secretário de desenvolvimento rural, Francisco Limma, apresentou algumas demandas governamentais no campo da pesquisa em agricultura familiar e destacou as articulações para que a proposta seja finalizada.
“A SDR é um órgão de articulação e integração, nos temos que articular políticas que fortaleçam o desenvolvimento rural do Piauí no objetivo de torna-lo mais produtivo e sustentável e é nesse sentido que estamos em parceria com a Fapepi na realização desta oficina.”
Com o desenvolvimento da oficina, os pesquisadores foram divididos em grupos de trabalho referentes aos temas: Recursos Hídricos, Produção Animal, Produção Vegetal e Aspectos Socioeconômicos. Como resultado, as linhas prioritárias foram propostas e passam por processo de formatação e adequação aos parâmetros de publicação no edital a ser lançado.
Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: