Oscar de Barros

O pré-candidato do PT em Teresina será Fábio Novo


Foto: DivulgaçãoFábio Novo
Fábio Novo

O PT viveu momentos de intensa disputa para definição do nome de seu pré-candidato a prefeito de Teresina: Fábio Novo ou Franzé Silva.

Escrevi o verbo no passado porque apesar da previsão de duas reuniões do PT/Teresina para hoje acredito que a disputa chegou ao fim e deu Fábio Novo.

O que me leva a crer nisso?

A vivência de 37 anos acompanhando o PT do Piauí e os últimos acontecimentos em torno da disputa Franzé Silva x Fábio Novo.

Nestes quase 40 anos do PT/Teresina já vivenciei momentos outros que eu classificaria como “muito mais quentes” que o atual. Noves fora algumas firulas da disputa atual ela não chega perto de outros pleitos como em 1996 e 2012 para ficar só em dois exemplos.

Em 96, Nazareno Fonteles era o candidato a prefeito de Teresina e “exigiu” ter como vice o então deputado estadual Wellington Dias contrariando a indicação do grupo da Trindade/Magalhães que queria o presidente da CUT naquele ano que era o Lourenço.

No início dos anos 2000, o grupo liderado por Cicero Magalhães queria apoiar o então prefeito Elmano Ferrer. Já o grupo de Wellington Dias apostava na candidatura própria com o nome de Rejane Dias. Depois de muitas idas e vindas deu a chapa Wellington Dias, prefeito; Magalhães de vice.

Voltando para os dias atuais.

Houve uma reunião em julho em que Franzé e Fábio Novo estavam presentes juntamente com Cicero Magalhaes (presidente do DM), João de Deus (presidente do DE), Regina Sousa, Rafael Fonteles e Wellington Dias (que dispensão apresentação).

Nesta reunião foi estabelecido a data para definição do nome: fim de agosto e dois critérios que definiriam o candidato: desempenho nas pesquisas e lideranças políticas que apoiavam um e outro. Chegamos ao fim de agosto.

Pois bem, todas as pesquisas realizadas apontam larga vantagem de Fábio Novo. E ele também arregimentou lideranças expressivas em torno de seu nome como por exemplo: Dr. Vinicius e Merlong Solano, deputados do PT que também pleitearam a candidatura além do  vereador Enzo Samuel que também a colocou seu nome como pré-candidato abdicando posteriormente. Fábio Novo conseguiu ser apoiado por diversos nomes do secretariado de Rafael Fonteles o que na prática revela a preferencia do governador, diplomaticamente à espera do momento político para ser explicitada.

Com este quadro colocado fica impossível a candidatura de Franzé Silva.

 O candidato do PT será Fábio Novo.

Se algo contrário acontecer pegará este escriba de surpresa!

Momentos antes de publicar este texto o portal PiauíHoje noticiou extra-oficialmente que Franzé Silva renunciou à condição de pré-candidto do PT: Vejam:

Franzé Silva retira pré-candidatura e vai apoiar Fábio Novo para eleição 2024

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: