“O pai tá on”: redes sociais comemoram anulação dos processos e elegibilidade de Lula
Internautas, políticos, artistas e influenciadores têm repercutido a decisão de Fachin que torna o ex-presidente novamente elegível

Termos como “o pai tá on”, “meu presidente” e “eleições 2022” foram para a lista de assuntos mais comentados do Twitter, na tarde desta segunda-feira (8), por conta da decisão que anulou todos os processos da Lava Jato contra o ex-presidente Lula e o tornou novamente elegível.
A decisão foi proferida de forma monocrática pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), que acatou um habeas corpus da defesa de Lula e reconheceu que a 13ª Vara Federal de Curitiba, antes comandada por Sérgio Moro, não era competente para julgar os casos de Lula, relacionados à Petrobras. Com isso, os processos e condenações de Lula, incluindo o do triplex do Guarujá, que o levou à prisão, ficam anulados.
A presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), foi cautelosa ao comentar o habeas corpus concedido por Fachin. “Estamos aguardando a análise jurídica da decisão do ministro Fachin, que reconheceu com cinco anos de atraso, que Sergio Moro nunca poderia ter julgado Lula”, escreveu a petista.
Estamos aguardando a análise juridica da decisão do ministro Fachin, que reconheceu com cinco anos de atraso, que Sergio Moro nunca poderia ter julgado Lula.
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) March 8, 2021
O governador do Piauí, Wellington Dias, disse que a "a justiça foi feita".
A justiça foi feita ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Digo sempre que a verdade às vezes demora, mas sempre vence! O fato é que, além de um julgamento ilegal, não havia provas. Teve manipulação de todo jeito.
— Wellington Dias (@wdiaspi) March 8, 2021
Primeiro fizeram a condenação e depois foram atrás das provas: o sítio de Atibaia não era dele, o dono que tem documentos não foi ouvido e o apartamento não era dele e nem de Dona Marisa (que mataram de desgosto).
— Wellington Dias (@wdiaspi) March 8, 2021
Uma vergonha o que fizeram com o líder mais popular da história do Brasil, aquele que fez pelos mais pobres. É uma decisão que lava a alma não só do Lula, mas de todos que desejam que prevaleça a constituição.
— Wellington Dias (@wdiaspi) March 8, 2021
Já o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), que é ex-juiz federal, foi enfático: “Há muitos anos, venho sublinhando que esses processos contra o ex-presidente Lula jamais poderiam ter sido julgados em Curitiba. Incompetência processual que pode e deve ser reconhecida a qualquer tempo. Vitória da Constituição. Como ex-magistrado federal, fico muito feliz”.
Há muitos anos, venho sublinhando que esses processos contra o ex-presidente Lula jamais poderiam ter sido julgados em Curitiba. Incompetência processual que pode e deve ser reconhecida a qualquer tempo. Vitória da Constituição. Como ex-magistrado federal, fico muito feliz.
— Flávio Dino ?? (@FlavioDino) March 8, 2021
Candidato à presidência em 2018, Guilherme Boulos (PSOL) comemorou.
Com 3 anos de atraso, Fachin anula condenações de Lula. A farsa que elegeu Bolsonaro está desmontada. Ganha a democracia. Parabéns @LulaOficial!
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) March 8, 2021
Quem também comentou a anulação dos processos de Lula foi o influenciador Felipe Neto, que indicou ainda que deve votar no ex-presidente em 2022 caso ele vá para o segundo turno contra Jair Bolsonaro.
"Ah mas Felipe vc falou em dois mil e não sei quanto que entre Lula e Bolsonaro vc teria que votar no Bolsonaro pq não vota em condenado por corrupção".
— Felipe Neto (@felipeneto) March 8, 2021
Sim migão, essa é a consequência de estudar e se informar: vc muda de opinião. Se até o STF mudou de opinião..................
Veja mais reações sobre o assunto:
#LulaInocente!!! Espalhem a noticia! pic.twitter.com/WadRm8WlTT
— Paulo Teixeira (@pauloteixeira13) March 8, 2021
STF: anula condenações contra Lula
— Maike (@otalmk) March 8, 2021
LULA: O pai tá on pic.twitter.com/GYW5rUzFsU
Enfim o STF fez justiça para Lula e escancarou a farsa montada por Moro e a equipe da Lava Jato. Em breve Lula vai voltar a percorrer o país alimentado a esperança de todos os brasileiros por dias melhores. É uma vitória sem precedentes para o povo brasileiro #LulaPresidente2022
— Emidio de Souza (@EmidioDeSouza_) March 8, 2021
Gente, ignorem a reação da bolsa. Aqui está o gráfico dessa semana do Ibovespa: a volta de Lula não fez nem cócegas... pic.twitter.com/27jCFzgAjl
— Dilma Bolada (@diImabr) March 8, 2021
Lula merece um julgamento justo, que siga as regras do direito e da democracia. É necessário retomar a estabilidade institucional quebrada pela parcialidade do marreco de Curitiba, Sérgio Moro. ????
— Duda Salabert ? (@DudaSalabert) March 8, 2021
Deixe sua opinião: