Neto Leite anuncia saida da banda Matruz com Leite após 34 anos
Ele anunciou pelo instagram que seguirá carreira solo
O cantor e sanfoneiro Francisco José Leite Filho, mais conhecido como Neto Leite, um dos nomes icônicos do forró, anunciou sua saída da banda Mastruz com Leite. Em depoimento em seu instagram, Neto, de 60 anos, revelou que seguirá cumprindo a agenda de shows com o grupo até o final de novembro.
Com uma carreira marcada por mais de duas décadas na Mastruz com Leite e 10 anos no grupo Catuaba com Amendoim, ambos projetos do empresário Emanoel Gurgel, Neto Leite consolidou-se como uma referência no cenário forrozeiro. Entre os sucessos interpretados por ele, destaca-se a canção "Saga de Um Vaqueiro", escrita pela compositora Rita de Cássia, que se tornou um clássico na voz do cantor.
Neto explicou que sua decisão de deixar o Mastruz foi motivada pelo desgaste das frequentes viagens que a banda realiza anualmente por diferentes regiões do Brasil. "Estava um pouco cansado", confessou o artista.
Contrariando rumores, Neto esclareceu que o "Leite" em seu nome artístico é seu sobrenome verdadeiro, e não uma referência à banda. Natural de Cariús, no Ceará, ele enfatizou que, apesar da saída, não abandonará os palcos.
Neto já tem um novo projeto solo planejado e adiantou que pretende iniciar sua agenda de shows em dezembro, com foco em apresentações pelo Nordeste. "É uma nova fase, e estou animado para levar minha música ao público de uma forma diferente", afirmou o forrozeiro.
Banda Matruz com Leite
Mastruz com Leite é uma banda brasileira de forró eletrônico, formada no ano de 1990 em Fortaleza (estado do Ceará), pelo empresário Emanuel Gurgel. Considerada a mãe do forró eletrônico, inovou, onde apenas usavam somente os instrumentos tradicionais do forró (sanfona, zabumba e o triângulo), inseriu mais instrumentos ao ritmo como o teclado, guitarra, baixo e o saxofone. Ao longo de 32 anos de carreira, a banda conta com mais de 40 CDs gravados, 6 DVDs gravados e inúmeros sucessos que até hoje são lembrados pelo público.
Emanuel Gurgel, como um grande forrozeiro e visionário, notou que os salões ficavam mais lotados quando as bandas de baile tocavam forró. Com isso, Gurgel teve a ideia de montar o Mastruz com Leite. Na época, muitos não acreditavam que uma banda de forró fosse dar certo e os preconceitos vieram de todos os lados, principalmente pelos tradicionais. No início, o Mastruz com Leite tocava nos intervalos dos shows das bandas Black Banda e Banda Aquarius. Com o tempo, o Mastruz com Leite foi se tornando a atração principal das festas, conquistando seu espaço e o sucesso no forró.
O primeiro show do Mastruz com Leite foi no dia 22 de dezembro de 1990, no Mangueira Clube, em Fortaleza. Aos poucos a banda foi realizando shows no interior do Ceará, percorrendo as cidades de Quixadá, Iguatu e Campos, até chegar em Araripina, em Pernambuco, onde a banda realizou seu primeiro show fora do estado do Ceará.
O grande sucesso da banda viria no segundo LP intitulado Só pra Xamegar, que trouxe a música Meu Vaqueiro Meu Peão, composição de Rita de Cássia Oliveira dos Reis, considerada até hoje o maior sucesso da banda, sendo tocada com frequência nas rádios e executada pela banda em todos os shows.
Além de Meu Vaqueiro Meu Peão, o Mastruz com Leite gravou vários outros hits de sucesso como Onde Canta o Sabiá, Minha Verdade, Raízes do Nordeste, Cara Metade, Vida de Vaqueiro, Rock do Sertão, Meio Dia, Princípio Meio e Fim, Flor do Mamulengo, Barreiras, Anjo de Guarda, Tatuagem e tantos outros.
Deixe sua opinião: