Cultura

Morre Christine Boisson, atriz do icônico filme "Emmanuelle"

Conheça outras atrizes que participaram da produção audio-visual


Morre Christine Boisson, atriz do icônico filme "Emmanuelle"
Atrizes que interpretaram Emmanuelle

A atriz francesa Christine Boisson, conhecida pelo papel no filme “Emmanuelle”, faleceu na última segunda-feira (21), aos 68 anos. A notícia foi confirmada pela filha, Juliette Kowski, à agência France Presse. De acordo com Juliette, Christine estava em uma casa de repouso e sofria de uma doença pulmonar. “Ela estava serena e cercada de cuidados”, disse a filha, lamentando a perda da mãe. Christine tinha apenas 17 anos quando interpretou Marie-Ange em “Emmanuelle”, filme de 1974.  Além de “Emmanuelle”, Boisson destacou-se no drama “Identificação de uma Mulher” (1982), de Michelangelo Antonioni, e recebeu o prêmio Prix Romy Schneider em 1984, concedido anualmente a jovens atrizes promissoras da França. No cinema, participou ainda de “O Segredo de Charlie” (2002), dirigido por Jonathan Demme, e de “Confissões de um Tira” (1974), com Alain Delon.

                                                                                                                                                                                                                             Christine Boisson

O filme "Emmanuelle" 

"Emmanuelle" é um filme icônico lançado em 1974 que se tornou um marco no cinema erótico e pop mundial. Dirigido por Just Jaeckin e estrelado pela atriz holandesa Sylvia Kristel, a obra ajudou a popularizar o cinema erótico nos anos 1970, ao romper tabus e apresentar uma narrativa em que a sexualidade feminina era explorada com uma abordagem mais sensível e estética. O filme foi assistido por mais de 3 milhões de pessoas no Brasil e cerca de 50 milhões no mundo inteiro.

"Emmanuelle" foi adaptado do romance homônimo escrito por Emmanuelle Arsan, que se tornou uma obra cult ao detalhar as experiências sexuais de uma mulher jovem e casada que viaja para Bangcoc para se encontrar com o marido. No filme, a personagem é retratada como uma mulher em busca de novas sensações e autodescoberta, e suas aventuras exploram o desejo, a curiosidade e a liberdade sexual – elementos que fizeram a obra se destacar em uma época de mudanças culturais significativas.

A recepção do filme foi controversa, mas isso acabou por impulsionar sua popularidade. A direção artística, a fotografia requintada e o apelo exótico tornaram o filme diferente de outras produções eróticas da época, muitas vezes menos sutis e estéticas. Com o tempo, "Emmanuelle" gerou uma série de sequências e produções derivadas, transformando-se em um fenômeno cultural que redefiniu o cinema erótico e trouxe uma estética sensual que marcaria produções posteriores.

A morte de Christine Boisson lembra o papel de atrizes da época que enfrentaram um meio conservador e contribuíram para uma nova representação feminina no cinema europeu.

Conheça diferentes "Emmanuelles"

 

                                                                                                                                                                                                                                      Sylvia Kristel

                                                                                                                                                                      Marcela Walerstein

                                                                                                                                                                                                                                   Krista Allen

                                                                                                                                                                        Monique Gabrielle

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: